22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Eleições 2024: Confira as movimentações no interior capixaba

Saiba mais sobre o cenário das eleições em Linhares, Cachoeiro e Colatina

Por Robson Maia

A pouco menos de sete meses para as disputas envolvendo o legislativo e executivo municipais, as articulações políticas no interior do Espírito Santo estão cada vez mais evidentes. A ES Brasil separou três dos principais colégios eleitorais do interior capixaba e como estão as candidaturas para o executivo.

- Continua após a publicidade -
  • Colatina

Com boa avaliação entre os munícipes e grande favoritismo à reeleição, Guerino Balestrassi (MDB) não deverá encontrar grandes dificuldades para se manter na principal cadeira política do município de Colatina.

Eleições 2024: Confira as movimentações no interior capixaba
Atual prefeito Guerino Balestrassi é o favorito a reeleição – Foto: Divulgação

Atualmente, segundo o TRE-ES, são cerca de 98 mil eleitores aptos para votar no município. Contudo, o prazo para a transferência de domicílio eleitoral e registro de novos eleitores é até o dia 8 de maio.

O Novo já anunciou seu representante na disputa. O empresário Vinicius Bragatto foi anunciado como pré-candidato pela legenda ainda no último ano. Genivaldo Lievore deverá ser o nome indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na disputa em 2024.

Eleições 2024: Confira as movimentações no interior capixaba
Luciano Merlo foi derrotado em disputa com Guerino em 2020 – Foto: Reprodução

O principal adversário para Guerino será Luciano Merlo, candidato do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2020, quando estava no Patriota, Merlo foi derrotado por Guerino na disputa pelo Executivo. Em 2022, pelo Progressistas, Merlo não conseguiu se eleger como deputado federal.

O nome do ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos também figura entre os cotados para a corrida eleitoral.

  • Linhares

Em Linhares, cerca de 120 mil eleitores estão aptos para participar do próximo pleito. O atual prefeito, Bruno Marianelli (Republicanos), assumiu, ainda em 2022, a Prefeitura de Linhares após o então prefeito, Guerino Zanon (PSD) renunciar ao cargo. Nas eleições em 2024, Marianelli terá vários adversários, apesar do apoio do PSD.

Prefeito de Linhares Bruno Marianelli
Prefeito de Linhares Bruno Marianelli terá apoio do PSD na disputa por reeleição – Foto: Reprodução

O PL já anunciou que disputará o Executivo. Durante um encontro do diretório municipal, o nome do empresário Mauro Rossoni (Maurinho) foi anunciado como candidato pela legenda. O nome do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) chegou a ser debatido, porém sem nenhum tipo de confirmação até o presente momento.

O nome do vereador Professor Antônio César (PV) é outro observado para uma potencial candidatura.

  • Cachoeiro de Itapemirim

Com o atual prefeito Victor Coelho (PSB) fora da disputa, vários nomes surgiram para a disputa que promete ser acirrada. Um dos favoritos até então era o de Junior Corrêa (PL), que ocupava uma cadeira no Legislativo de Cachoeiro. Contudo, o parlamentar anunciou a saída da vida política para se tornar padre. Corrêa, inclusive, deixou o diretório do partido no município, que passou a ser chefiado pelo deputado estadual Callegari.

Júnior Corrêa
Júnior Corrêa era tido como favorito na disputa pela Prefeitura de Cachoeiro – Imagem: Reprodução/Redes Sociais

O ex-prefeito por quatro mandatos e deputado estadual Theodorico Ferraço declarou, recentemente, que ele e sua esposa, a ex-deputada federal Norma Ayub, são pré-candidatos à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim pelo Progressistas. No entanto, especula-se que as declarações de Ferraço são em relação a candidatura do partido, e não necessariamente de seu nome.

Homem de cabelos brancos e terno em pé, ao microfone na tribuna do plenário
Ferraço deverá auxiliar em articulações – Foto: Lucas S. Costa

Carlos Casteglione (PT) deverá voltar a disputar o Executivo. O pré-candidato já participa de articulações com o Psol e Rede para fechar a candidatura visando um retorno à prefeitura.

Casteglione
Casteglione deverá tentar retorno a prefeitura de Cachoeiro – Imagem: Arquivos

O PL, com a saída de Corrêa, definiu Leo Carmargo como pré-candidato. O atual vereador foi anunciado por lideranças do partido como substituto na candidatura. O PL entende Cachoeiro de Itapemirim como uma disputa estratégica visando os próximos pleitos.

A secretária municipal de Obras e Manutenção e Serviços, Lorena Vasques, poderá ser o nome escolhido pelo atual prefeito e pelo PSB para concorrer a cadeira principal do Executivo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA