Cerca de 35% dos clientes capixabas utilizam o Pix na hora de pagar a conta de energia
Por Kikina Sessa
Com pouco mais de quatro anos de funcionamento no país, o Pix, de acordo com o Banco Central, já se tornou a principal forma de pagamento utilizada pelos brasileiros e as transações instantâneas não param de aumentar. A modalidade está presente nas mais diferentes situações, inclusive no pagamento da fatura da conta de energia.
Um levantamento realizado pela EDP, distribuidora de energia presente em 70 cidades do Espírito Santo, apontou que o volume de pagamentos da conta de energia por Pix aumentou 106% em 2024, se comparado a 2023. Atualmente, estas transações representam 35% do total.
“O Pix se mostrou uma forma de pagamento prática e segura e a EDP adotou prontamente essa modalidade de pagamento, proporcionando mais facilidade e comodidade aos nossos clientes. E esse aumento expressivo dos pagamentos via Pix demonstra a confiança e a preferência dos consumidores, que já faz parte do dia a dia da população”, afirma Vanessa Bonfim, gestora da EDP.
Segundo o Banco Central, no fim de 2024, mais de 816 milhões de chaves Pix estavam ativas no sistema, com 171 milhões de usuários cadastrados, dos quais 156 milhões são pessoas físicas. Transações realizadas de pessoas para empresas (P2B), a exemplo do pagamento de contas de consumo, representaram, em dezembro, 48% do volume total.

