26 C
Vitória
sábado, 13 abril, 2024

Morre Papa Bento XVI

Velório de Bento XVI começa na segunda e Papa Francisco comandará o funeral do primeiro pontífice a renunciar em 600 anos

Bento XVI morreu neste sábado, 31, aos 95 anos. Nos últimos dias, o Vaticano já havia informado que o pontífice emérito estava com a saúde frágil, por causa da idade avançada. O velório de Bento XVI começará na segunda-feira, 2, na basílica do Vaticano. Francisco celebrará o funeral do papa emérito na quinta-feira (5), na Praça de São Pedro.

O Vaticano já detalhou os rituais e procedimentos a serem seguidos quando um papa morre, mas não publicou tais regras para um papa emérito. Por isso, há muitas perguntas sobre o que será feito com a morte de Bento XVI.

- Continua após a publicidade -

O papa Francisco soou o alarme sobre a saúde de Bento XVI quando pediu, durante sua audiência geral semanal na quarta-feira, 28, uma oração especial por seu antecessor, dizendo que o papa emérito estava “muito doente”. Mais tarde, Francisco visitou Bento em sua casa na Cidade do Vaticano.

“O corpo do papa emérito estará na Basílica de São Pedro, para a despedida dos fiéis”, informou a Santa Sé. Bento XVI morreu às 9h34 em horário local e, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, deixou como último pedido que o funeral fosse “o mais simples possível; solene, mas sóbrio.

O porta-voz afirmou que Bento XVI recebeu a extrema unção na quarta-feira, 28, após seu estado de saúde se agravar. No momento do falecimento, estava acompanhado do seu secretário, o monsenhor George Ganswein, e das quatro leigas do instituto Memores Domini, que o acompanhavam desde a renúncia.

Um espaço na cripta localizada ao lado das catacumbas de São Pedro foi reservado para abrigar o corpo de Bento XVI, a menos que tenha deixado instruções para ser enterrado em outro lugar. Segundo as normas estabelecidas pela Constituição Apostólica Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II, em 1996, o papa Francisco decretará luto oficial.

O papa emérito morreu neste sábado, 31, aos 95 anos, no mosteiro Mater Ecclesiae, do Vaticano, onde residia desde a histórica renúncia ao pontificado, em 2013. A preocupação com o estado de saúde do papa alemão aumentou na quarta-feira, 28, quando o papa Francisco afirmou que o antecessor estava “muito doente” e pediu “uma oração especial” aos fiéis.

O secretário pessoal do pontífice emérito, monsenhor Georg Ganswein, afirmou repetidamente nos últimos anos que Bento XVI era como “uma vela que se apaga lenta e serenamente”.

Um dia depois, a Santa Sé disse que o papa emérito “conseguiu descansar bem à noite, estava absolutamente lúcido e vigilante” e permanecia “estável” apesar da gravidade. A situação se manteve na sexta-feira, 30, quando conseguiu assistir a uma missa celebrada no seu quarto.

Depois de saber da condição de saúde do papa emérito, numerosos fiéis se reuniram em diferentes dioceses e templos do mundo para rezar por ele, seguindo as instruções de Francisco.

Com informações de Agência Estado e Agências Internacionais

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA