22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

ES registra 9 mil multas por recusa a teste do bafômetro em 2023

Dados divulgados pelo Detran durante Fórum Estadual da Lei Seca apontam crescimento de 123% em relação aos registros de 2022

Por Otávio Gomes

O Espírito Santo registrou 9.053 multas por recusa a realização do teste do bafômetro em 2023, segundo dados divulgados pelo Detran, no I Fórum Estadual da Lei Seca, realizado nesta quinta (25), no Palácio Anchieta, em Vitória. Em contraste com 2022, quando foram registrados 4.052 casos de recusa ao teste de embriaguez, o número sofreu um aumento de 123,42% no ano passado.

- Continua após a publicidade -

Negar-se a realizar o teste de bafômetro é uma infração prevista no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é de R$ 2.934,70 e pode ser dobrada em caso de reincidência no período de 12 meses.

Os números do departamento de trânsito do Estado também revelam que, em todo ano de 2023, 1.069 infrações por condução de veículo sob efeito de álcool ou substância psicoativa foram lavradas. Em 2024, o Detran já registra 35 infrações por embriaguez e 439 recusas até o último dia 20 de janeiro.

“Infelizmente, ainda temos pessoas que agem de forma descuidada e irresponsável, colocando em risco não só as próprias vidas, mas também as vidas de outros motoristas e pedestres. O Detran-ES e o Governo do Estado têm investido recursos significativos nesse trabalho. Contamos ainda com a parceria dos municípios para garantir uma fiscalização eficiente”, disse o governador, Renato Casagrande, que esteve presente no evento.

O 1º Fórum Estadual da Lei Seca

Realizado no Palácio Anchieta, o 1º Fórum Estadual da Lei Seca discutiu práticas para o combate da embriaguez ao volante no Espírito Santo. A ocasião também contou com a formatura da nova turma de agentes de trânsito do Detran-ES, com a entrega de 10 bafômetros para Guardas de oito cidades do Estado (Anchieta, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Linhares, Serra, Viana e Vila Velha) feita pelo governador Renato Casagrande.

Também durante o Fórum foi anunciada a aquisição de “Kits Fiscalizações” para municípios capixabas, como parte do plano estratégico “Força pela Vida, da administração estadual. O “kit” representa a compra de materiais diversos para a fiscalização de trânsito, como viaturas, etilômetros, lombadas móveis, cones dentre outros equipamentos que somam o investimento de R$ 2,6 milhões.

O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, ressaltou a importância da união dos órgãos de trânsito para preservar a vida de pedestres e motoristas. “Esse fórum chama a atenção da sociedade e dos órgãos públicos que têm a missão de fiscalizar as vias para esse tema tão importante com o objetivo de preservar vidas e evitar a condução após o uso do álcool, que está presente em boa parte dos acidentes. A fiscalização presente completa o papel pedagógico que já fazemos com a educação de trânsito e com as campanhas educativas”, ressalta.

Ao detalhar o trabalho de integração entre as polícias para a fiscalização mais eficiente do trânsito, Vieira pontou medidas estratégicas que estão sendo realizadas pela autarquia.

“O Detran – ES tem fortalecido a fiscalização de trânsito estratégica e integrada no estado com criação de um setor específico de fiscalização, formação de agentes próprios do órgão. A equipe já tem estado nas ruas com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e com as guardas municipais fortalecendo essa parceria. O Detran coordena o maior projeto de segurança pública em âmbito nacional, que é o Cerco Inteligente, que tem sido utilizado para uma fiscalização estratégica. Disponibilizamos um aplicativo integrado para a Polícia Militar e para todos os municípios, facilitando o registro dos autos de infração. Organizamos o serviço de remoção e guarda de veículos, estendido para os municípios e também para a Polícia Civil, retirando os veículos que ficaram nas portas de delegacias”, contou.

*Estagiário sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA