27.1 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Dólar sobe e bolsa cai com decisão de Fachin sobre Lula na Lava Jato

Ministro do STF anulou as condenações contra o ex-presidente proferidas pelo então juiz Sergio Moro e pela juíza Gabriela Hardt

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (8) e já teve impacto no mercado financeiro. O dólar fechou o dia a R$ 5,77, com alta de 1,7%, e o índice Ibovespa caiu 3,93%.

A informação chegou a público na tarde desta segunda-feira (8). A reação do mercado foi imediata e o dólar chegou a ser cotado a R$ 5,78 após o anúncio. O Ibovespa fechou em 110.675,88 pontos, caindo quase 4%. Às 10 horas, a bolsa brasileira estava em 115.202,23 pontos.

- Continua após a publicidade -

Decisão

Pela decisão de Fachin, a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar o processo contra Lula. Agora, o petista volta a estar elegível por não haver restrições na Justiça Eleitoral.

As condenações anuladas dizem respeito aos casos do triplex do Guarujá (SP) (pena de 8 anos e 10 meses de prisão), e do sítio em Atibaia (pena de 17 anos de prisão). O ministro do STF entendeu que as acusações da Lava Jato contra Lula não estavam diretamente relacionadas às irregularidades na Petrobras.

A condenação no caso do triplex foi proferida pelo então juiz Sergio Moro. No caso do sítio de Atibaia, Lula foi sentenciado pela juíza Gabriela Hardt.

Com informações da Agência Brasil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA