25.9 C
Vitória
sexta-feira, 15 outubro, 2021

Dólar sobe e bolsa cai com decisão de Fachin sobre Lula na Lava Jato

Ministro do STF anulou as condenações contra o ex-presidente proferidas pelo então juiz Sergio Moro e pela juíza Gabriela Hardt

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (8) e já teve impacto no mercado financeiro. O dólar fechou o dia a R$ 5,77, com alta de 1,7%, e o índice Ibovespa caiu 3,93%.

A informação chegou a público na tarde desta segunda-feira (8). A reação do mercado foi imediata e o dólar chegou a ser cotado a R$ 5,78 após o anúncio. O Ibovespa fechou em 110.675,88 pontos, caindo quase 4%. Às 10 horas, a bolsa brasileira estava em 115.202,23 pontos.

Decisão

Pela decisão de Fachin, a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar o processo contra Lula. Agora, o petista volta a estar elegível por não haver restrições na Justiça Eleitoral.

As condenações anuladas dizem respeito aos casos do triplex do Guarujá (SP) (pena de 8 anos e 10 meses de prisão), e do sítio em Atibaia (pena de 17 anos de prisão). O ministro do STF entendeu que as acusações da Lava Jato contra Lula não estavam diretamente relacionadas às irregularidades na Petrobras.

A condenação no caso do triplex foi proferida pelo então juiz Sergio Moro. No caso do sítio de Atibaia, Lula foi sentenciado pela juíza Gabriela Hardt.

Com informações da Agência Brasil.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade