26.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Doenças bucais podem afetar as grávidas. Quais os cuidados?

Devido às variações hormonais que ocorrem na gravidez, é comum mulheres sofrerem de doenças bucais durante a gestação

Por Paula Bourguignon

- Continua após a publicidade -

Você sabia? Cuidar da saúde oral nesse período é mais importante do que se imagina. Isso porque, se não tratados, alguns problemas bucais podem trazer problemas à gestante e também ao bebê.

No primeiro trimestre da gravidez e após a trigésima semana, alguns tratamentos dentários podem não ser recomendados, tornando ainda mais importante as ações de prevenção.

Dessa forma, além das visitas ao dentista, você deve seguir certos cuidados em casa.

Confira abaixo alguns deles:

Mantenha sempre a higiene bucal em dia: Ideal é manter uma boca limpa adequada na gravidez. Não apenas de escovar os dentes após as refeições principais.

É necessário escolher bem o creme dental ideal, seguindo as recomendações do dentista, e realizar a escovação pelo menos três vezes ao dia. Além disso, o fio dental deve usado diariamente para eliminar os restos de alimentos presos entre os dentes, ajudando a evitar a formação da placa bacteriana.

Escolha alimentos mais saudáveis: A escolha dos alimentos consumidos durante a gravidez vale tanto para ajudar a mãe a manter-se no peso ideal, prevenindo a diabetes e a hipertensão, quanto para garantir que a saúde da boca seja mantida.

Existem alimentos, por exemplo, que podem aumentar os níveis de vitamina D e de cálcio no organismo, sendo ótimos para manter a gengiva e os dentes mais fortes. Como por exemplo: o leite, peixes como salmão e sardinha e dos ovo.

Uma sugestão é evitar consumo de doces. Uma dica para reduzir o açúcar da dieta é preferir os chocolates com teores mais altos de cacau.

“Durante o período gestacional, doenças periodontais ou inflamações nas gengivas, por exemplo, quando não tratadas devidamente, se tornam crônicas, e assim há um risco aumentado de parto prematuro ou complicações no parto”, alertou a cirurgiã-dentista Beatriz Coutens.

A gengivite é uma das doenças bucais mais comuns em gestantes. Segundo a dentista, o risco de complicações na gravidez ocorre porque os micro-organismos das placas bacterianas presentes nos dentes podem migrar para a corrente sanguínea, aumentando os fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. E, assim, o risco de o bebê nascer prematuro é maior.

“Quando a gestante mantém a saúde oral em dia, isso também impacta diretamente na saúde do bebê. Hoje fala-se, inclusive, em pré-natal odontológico para as futuras mamães”, explicou cirurgiã-dentista.

A cirurgiã explicou que a gengivite afeta muitas grávidas devido à elevação do fluxo sanguíneo causada pelo aumento do hormônio progesterona, que pode contribuir com a irritação na gengiva nas gestantes.

“Nessa fase, é importante reforçar os cuidados com a higiene bucal, com escovação e uso de fio dental, além de uma alimentação equilibrada e manter as visitas periódicas ao dentista. E, claro, depois manter os cuidados para evitar doenças”.

Para dentes saudáveis é necessário:

  • Escovar os seus dentes duas vezes por dia com creme dental com flúor
  • Usar fio dental diariamente
  • Visitar regularmente o seu dentista
  • Seguir uma dieta saudável e equilibrada
  • Beber muita água
  • Reduzir o consumo de bebidas e alimentos açucarados.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA