24.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Do carro popular ao luxo: sucesso nas vendas

Após ter imagens reveladas no final de 2022, o SUV de 7 lugares Chery Tiggo 9 chegou ao portfólio da marca como o carro topo de gama

O balanço da Fenabrave, associação que reúne as concessionárias de veículos no País, trouxe números atualizados dos dois primeiros meses do ano. As vendas de automóveis e comerciais leves caíram 8,2% em fevereiro na comparação com janeiro. O relatório também aponta outras mudanças no ranking. Digamos que fevereiro teve uma nova “dança das cadeiras” entre os modelos mais vendidos.

Conheça alguns dos carros que vêm fazendo sucesso no mercado automotivo brasileiro, além das novidades do cenário internacional de quatro rodas: os carros de luxo que viraram tendências em terras tupiniquins e os SUVs preferidos desse primeiro trimestre de 2023.

- Continua após a publicidade -

Novo Peugeot 508 híbrido faz consumo de 83,3 km/l

Do carro popular ao luxo: sucesso nas vendas
Foto: Peugeot/Divulgação

A Peugeot lançou os novos 508 sedã e 508 SW com estilo atualizado, grade tridimensional e faróis de LEDs matriciais. A dupla de topo de gama traz como principal inovação o sistema híbrido plug-in com bateria de 12,4 kWh recarregável. O 508 PSE tem tração integral, motor 1.6 a gasolina de 200 cv e dois motores elétricos (110 cv e 113 cv). O conjunto gera um total de 360 cv. Já a versão 1.6 com um motor elétrico tem consumo de até 83,3 km/l.

XC60 é o luxuoso mais vendido

Do carro popular ao luxo: sucesso nas vendas
XC60 Volvo 2023 – Foto: Mastercar/via twitter

O sucesso dos SUVs no mercado brasileiro é comprovado. E essa tendência continua até mesmo entre os carros de luxo mais vendidos. Isso porque, além de migrarem cada vez mais rápido para modelos elétricos, as marcas premium também se renderam aos utilitários. Quem assume a liderança em 2023 é a Volvo. O XC60 é o carro de luxo mais vendido com folga. O modelo emplacou 775 unidades em janeiro e fevereiro. Em seguida vem o irmão menor XC40, que recentemente ganhou mais potência e autonomia. O SUV é 2° colocado com 336 unidades no primeiro bimestre do ano.

C3 elétrico com preço de flex

Do carro popular ao luxo: sucesso nas vendas
Foto: Citroën/Divulgação

A Citroën começou a vender o novo C3 elétrico na Índia. Batizado como ëC3, o compacto movido a baterias estreou em duas versões de acabamento, Live e Feel. Os preços variam entre 1,15 e 1,24 milhão de rúpias, algo como R$ 72.200 e R$ 78.020 na conversão direta. Ou seja, é quase o mesmo valor da versão de entrada com motor flex aqui no Brasil, que custa a partir de R$ 70 mil. Na Índia, o hatch elétrico vai concorrerá com modelos como o Tata Tiago EV, por exemplo. No Brasil, será rival de Renault Kwid E-Tech e Caoa Chery içar.

Chery lança SUV Tiggo 9

Do carro popular ao luxo: sucesso nas vendas
Foto: Cherry/divulgação

Após ter imagens reveladas no final de 2022, o Chery Tiggo 9 entrou em pré-venda na China. O SUV de 7 lugares chegou ao portfólio da marca como o modelo topo de gama. Dessa forma, vai rivalizar com utilitários de grande porte, como o Jeep Commander. De acordo com a chinesa, o preço inicial é de 160 mil yuans. Ou seja, algo em torno de R$ 120 mil na conversão direta e sem impostos. As primeiras unidades tem previsão de entrega a partir de maio com motor 2.0 turbo de 260 cv de potência e 40,7 mkgf de torque. O câmbio é automático de 8 marchas e a tração pode ser dianteira ou integral.

Fábrica de elétricos

Do carro popular ao luxo: sucesso nas vendas
Fábrica da General Motors em São José dos Campos-SP – Foto: Reprodução/Twitter

A General Motors planeja inaugurar sua primeira fábrica de carros elétricos na América do Sul. E o país escolhido para receber a unidade pode ser a Colômbia, que recentemente lançou um plano com metas de redução de carbono. Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, lembrou que o Brasil ainda não dispõe de um programa para a transição energética.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA