O modelo é reconhecido por sua grande capacidade para o off-road
Por Décio Costa (Agência Estado)
A Estrella-Mobil, fabricante de motorhome e trailers com sede em Santa Branca (SP), oferece uma linha de produtos batizada de Expedição para quem gosta de aventuras em locais de difícil acesso.
Os projetos utilizam caminhões com tração 4×4, 6×6 e 8×8. É o caso do Mercedes-Benz Unimog U 1750.
O modelo é reconhecido por sua grande capacidade para o off-road. Esta unidade tem tração nas quatro rodas e motor turbodiesel com potência de 200 cv e torque de 52 mkgf.
Segundo informações da empresa, há opções básicas de plantas, mas os projetos são feitos 100% sob medida. Ou seja, conforme os gostos e necessidades de cada cliente.
Isso inclui a configuração dos espaços e as opções de acabamento e móveis. Assim como a decoração e os utensílios domésticos, entre outros.
Além disso, o motorhome pode receber, por exemplo, sistemas de captação e de tratamento de água. Bem como células fotovoltaicas para geração de energia elétrica e conjunto de baterias para armazenamento dessa eletricidade. E até sistema de comunicação via satélite e internet a bordo.
Por isso, o prazo de entrega e o preço podem variar bastante. Um dos fundadores da Estrella-Mobil, Julio Lemos afiram que o custo parte de, aproximadamente, R$ 550 mil.
Porém, esse valor é referente apenas ao motorhome e não inclui o veículo, que pode ser novo ou usado. Atualmente, a Estrella-Mobil está tocando quatro projetos da linha Expedição. Os projetos estão sendo feitos sobre dois caminhões da Mercedes-Benz – um Atego 4×4 e um Axor 6×6 – e dois Volkswagen Worker 4×4.