25.5 C
Vitória
terça-feira, 21 DE janeiro DE 2025

ONG arrecada tampas para castrar animais de rua

Conheça um projeto que arrecada tampas plásticas para castrar animais em situação de rua

Por Patrícia Battestin

Fazer o bem para os amigos de quatro patas é uma tarefa diária para a Mara de Jesus. Mãe de um cachorrinho resgatado, recentemente ela conheceu projeto pelo qual se apaixonou. “Vi nas redes sociais que uma amiga juntava tampinhas para doar para uma ONG. Logo me interessei e quando fui saber mais me encantei pelo trabalho”.

Ela conheceu a ONG Pra Mia, que tem como missão salvar animais em situação de violência, que vivem na rua e ajudar nos cuidados desses bichinhos. Entre os projetos desenvolvidos, está o Projeto Tampinhas. Nele, os voluntários arrecadam os objetos, vendem e com o valor arrecado fazem a castração de cães e gatos.

Com o trabalho, 340 animais já foram castrados em quase seis anos de atividade. Neste período, mais de 65 toneladas de tampas plásticas foram recolhidas.

- Publicidade -

“Apesar do impacto positivo desse projeto, ele nem de longe consegue abarcar toda a demanda de pedidos que castração que recebemos todos os dias. De verdade, nós gostaríamos de dizer ‘sim’ para todos vocês, mas não temos recursos para isso. A cada nova venda [de tampinhas], a prioridade das vagas é voltada para animais que ainda não possuem tutores, que aguardam por famílias. Temos aberto cerca de 30% das vagas para serem solicitadas por vocês através do nosso e-mail e o restante para as indicações advindas dos voluntários que buscam tampinhas nos pontos de coleta, separam por cores e levam para os pontos de venda. Vamos por mais?”, destaca um dos posts do perfil oficial do projeto no Instagram.

Saiba como ajudar

Qualquer pessoa pode colaborar. Basta separar tampinhas de garrafas pet (refrigerantes, água, suco e leite), de produtos de higiene pessoal (xampu, cremes, pasta de dente e colírio), de produtos de limpeza (sabão líquido, detergente e desinfetante), entre outros (lacres de latinha de alumínio, tampa de caneta, sorvete, manteiga e requeijão). Depois, basta doar nos pontos de coleta. São mais de 200 lugares cadastrados. A lista completa você pode conhecer no Instagram da ONG.

A ajuda também pode vir por meio de doações via PicPay (disponível na bio do Instagram da Ong), além de roupas acessórios, calçados e livros que serão vendidos no Bazar Pra Mia, no Shopping Praia da Costa. Se não tem o que doar? Você pode ajudar oferecendo um lar temporário para um animal resgatado entre outras ações como:

  • doar camas para os animais;
  • doar medicamentos;
  • divulgar as ações nas redes socais.

Quer conhecer mais o Pra Mia? Acesse o link e saiba mais sobre esse e outros projetos. 

*Matéria publicada originalmente em 4 de outubro de 2022 e atualizada em 18 de junho de 2024.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA