Dia Internacional do Cooperativismo: 80 anos da primeira cooperativa no ES

Cooperativa Selita
Selita, a primeira cooperativa capixaba, fundada em 1938 (Foto: Divulgação)

O setor hoje tem destaque na economia, tanto na geração de riquezas, quanto na ocupação de pessoas

Todo ano, o segundo sábado de julho é dedicado ao Dia Internacional do Cooperativismo. A data é celebrada desde 1994 em mais de 100 países e foi criada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). E, em 2018, a comemoração é no dia 7 de julho.

No Espírito Santo, a cooperativa mais antiga foi criada em Cachoeiro de Itapemirim em 1938. Quase 80 anos após esse momento histórico, com o nascimento da Selita, o Estado conta hoje com 123 cooperativas registradas no Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES). As sociedades estão instaladas de Norte a Sul do Estado e atuam em nove ramos diferentes.

O setor agora é uma potência econômica capixaba, com faturamento registrado em 2017 de mais de R$ 5 bilhões. Em relação ao Produto Interno Bruno do Espírito Santo, as cooperativas representam 4,19%. A importância é reforçada pelo impacto que geram no mercado de trabalho, registrando mais de 8 mil empregos diretos. Mas o número de pessoas envolvidas com o cooperativismo no Estado supera a marca de 1 milhão.

“O cooperativismo gera emprego, renda e inclusão social. Somos um setor que avança em
tempos de crise e se prepara para dificuldades”, declarou o superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

80 anos de história

Com 25 sócios fundadores pioneiros foi criada em 22 de outubro em 1938 a Cooperativa de Laticínios de Cachoeiro de Itapemirim, produzindo 2 mil litros de leite por dia. O leite era industrializado e comercializado na cidade em dois pontos de venda e
em duas “carrocinhas”.

Após oito décadas, a Selita é a maior cooperativa de laticínios do Espírito Santo. Em toda a cadeia de produção, 15 mil pessoas têm suas atividades direta e indiretamente. Com receita de cerca de R$ 290 milhões por ano, a cooperativa capta leite em 46 municípios capixabas. São 80 produtos fabricados em Cachoeiro, que chegam aos mercados de todo o Estado, do Rio de Janeiro e do Sul da Bahia.

Segundo presidente, João Marcos Machado, a força da Selita está no fato de ser uma cooperativa. “A união e a força dos cooperados fazem a diferença. Durante os momentos de crise e de dificuldade essa união e a participação dos cooperados nas decisões da empresa ajudam a superar as dificuldades”, avalia.

O mais novo investimento do grupo é a construção da nova sede, que será localizada na Safra, em Cachoeiro de Itapemirim. As obras estão em fase final de terraplenagem. Assim que finalizada, terá capacidade para captar 1 milhão de litros de leite por dia, quantidade mais que o dobro da registrada na sede atual, que é de 400 mil/dia. Além disso, a linha de produtos deve ser ampliada. Segundo Machado, a estrutura deverá estar pronta a partir de 2021.

Cooperativas do Espírito Santo

Segundo a OCB/ES, o ES possui hoje 123 cooperativas registradas e estão divididas em nove ramos diferentes:

  • Agropecuário (ACA, Agrocoop, Cacal, CACJ, Caf Serrana, Caf Sul, Cafesul, Capil, Cavil, CLAC, Coaac, Colagua, Colamisul, Cooabriel, Cooagro, Cooami, Coocafé, Coopbac, Coopbores, Coopeavi, Coopervidas, Coopmac, Coopram, Coopruvab, Heveacoop, Itacoop, Selita e Veneza)
  • Consumo (Usimed Sul Capixaba)
  • Crédito (Cecmesb, Cecoop, Cooperáguia, Coopfisco, Coopmetro, Coopsefes, Cred-Ufes, Credextra, Credfederal, Credi-Alimento, Credi-Garoto, Crediguaçuí, Credsul, Cretovale, Sicoob Central ES, Sicoob Centro Serrano, Sicoob Credestiva, Sicoob Credirochas, Sicoob Leste 2 Capixaba, Sicoob Norte, Sicoob Servidores, Sicoob Sul, Sicoob Sul Litorâneo, Sicoob Sul Serrano, Sulcred, Unicred do ES)
  • Educação (CEL, Coopa-Ifes, Coopeducar, Coopem, Coopepi, Cooperação, Coopesg, Coopesma, Coopesulc)
  • Produção (Coopaaj e Coopcobe)
  • Saúde (Coopanestes, Coopangio, Cooperati, Cooperciges, Coopercipes, Cooplastes, Coopneuro, Cootes, Unimed do ES, Unimed Noroeste Capixaba, Unimed Norte Capixaba, Unimed Piraqueçu, Unimed Sul Capixaba, Unimed Vitória, Uniodonto Piraqueaçu, Uniodonto Sul Capixaba e Uniodonto Vitória)
  • Transporte (Coop-Serve, Coopataxi, Coopcam, Coopcastelo, Coope-Ijon, Coope-Transerrana, Coope-Transimigrante, Coope-Transportes, Cooper-Rural, Cooperáguas, Coopermontanhas, Coopersules, Coopertralles, Coopertran, Coopertransul, Coopes, Coopgranéis, Coopprest/ES, Cooproves, Cooptac, Cooptrans, Coossutran, Cooteva, Cootrara, Coottara, Serrana, Transcoopes e Transvipes)
  • Trabalho (Cooplog Brasil, Coopmet, Coopproes, Cooptecapes, Coopttec, Coopbanef, Coprinf, CTRA e Educoopes)
  • Habitacional (Coop-Recreio, Coopgarças e Cooplar)
Pessoas envolvidas com as cooperativas

Fonte: OCB/ES

 

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!