27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Dia do Aço: ES é o 3º maior produtor do país

O Espírito Santo produziu 7,3 milhões de toneladas de aço bruto em 2022, o que corresponde a 21,5% da participação nacional

Por Amanda Amaral

Em 2022, o Brasil ficou em 9º lugar no ranking mundial da produção de aço bruto atingindo 33,964 milhões de toneladas. Atualmente, o Espírito Santo é responsável por 21,5% do que é produzido nacionalmente, o 3º maior produtor do País, de acordo com o Instituto Aço Brasil.

- Continua após a publicidade -

A liga metálica é tão significante para a economia do Brasil, que ganhou um dia especial para ser lembrada, o Dia Nacional do Aço, comemorado anualmente no dia 09 de abril. Existem no país, 15 empresas privadas atuando no setor, controladas por doze grupos empresariais, que operam 31 usinas distribuídas por 10 estados brasileiros.

Somente a região Sudeste é responsável por quase toda a produção nacional de aço (86%), cerca de 29,2 milhões de toneladas ao final de 2022. O Espírito Santo encerrou o ano passado com produção de 7,3 milhões de toneladas da commodity (21,5%). O primeiro no ranking entre as Unidades Federativas (UFs) é o Rio de Janeiro, seguido por Minas Gerais.

Os últimos dados divulgados pela Instituto Aço Brasil são de fevereiro de 2023, quando a produção brasileira de aço bruto foi de 2,5 milhões de toneladas. Contudo, o número representa uma queda de 6,7% frente a fevereiro de 2022 e de 9,1% na comparação com janeiro deste ano.

No acumulado dos dois primeiros meses de 2023, a produção atingiu 5,3 milhões de toneladas, com queda de 5,8% na comparação com igual período de 2022. Apesar de pequeno, o Instituto Aço do Brasil prevê crescimento de 2% na produção de aço em 2023, o que deve gerar em torno de 35 milhões de toneladas.

Importância do aço

O aço está presente no dia a dia de todos os cidadãos e em praticamente quase tudo que é utilizado pela sociedade. Está ligado ou presente nos setores da Construção Civil, Mineração; Transporte; Indústria geral; Energia Elétrica; na Agricultura, entre outros.

Além disso, há um número muito grande de formas e tipos de produtos de aço. A grande variedade dos aços disponíveis no mercado deve-se ao fato de cada uma de suas aplicações demandar alterações na composição e forma. No Espírito Santo, está instalada uma das maiores e mais importantes produtoras de aço do mundo, a ArcelorMittal, com capacidade de produção anual de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto.

aço
O aço é produzido de diversas formas e tipos visando a atender as demandas do mercado. Foto: Banco de Imagens Instituto Aço Brasil

História do aço

No Brasil, a exploração do ferro/aço sempre foi propícia devido aos minérios de Minas Gerais e as primeiras usinas começaram a se desenvolver após a chegada da família real portuguesa em terras brasileiras. Mas um marco importante para independência do país do aço importado foi a criação da criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, Rio de Janeiro, em 1946. Já em 1991, começou o processo de privatização das siderúrgicas. Essas privatizações trouxeram ao setor expressivo afluxo de capitais, em composições acionárias da maior diversidade. Deu-se início a atração de atividades correlatas, ou de apoio logístico, com o objetivo de alcançar economia de escala e competitividade.

O Brasil tem hoje o maior parque industrial de aço da América do Sul; é o maior produtor da América Latina e ocupa o 6º lugar como exportador líquido de aço e a 9º como produtor de aço no mundo, de acordo com o Instituto Aço Brasil.

Sobre o Instituto Aço Brasil

Instituto Aço Brasil é a entidade representativa das empresas brasileiras produtoras de aço. Antigo Instituto Brasileiro de Siderurgia, ele foi fundado em 31 de maio de 1963. Representa a CBCA, com foco na promoção do uso do aço na construção civil; o CB-28, que desenvolve programa de normas para produtos siderúrgicos; e o CCABrasil, que visa contribuir para a preservação dos recursos não renováveis e para o desenvolvimento do país.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA