29.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Dia das Crianças: Imposto chega a 72% do valor do presente

 O imposto sobre o videogame e seus jogos representa 72,18% do valor total do produto

Por Amanda Amaral

Os impostos embutidos nos produtos podem chegar até 72% do valor final do presente de Dia das Crianças, comemorado na quarta-feira (12). É o caso dos videogames e seus jogos (72,18%).

- Continua após a publicidade -

O advogado tributarista, Samir Nemer, reforça a importância de saber sobre o valor pago de tributos. “Poucos consumidores param para pensar na hora da compra sobre a carga tributária embutida nos produtos. É importante conhecer esses valores para fazer a escolha do presente e também para cobrar dos nossos governantes o uso desses impostos”, disse ele, que realizou um levantamento com os presentes mais procurados em razão da data comemorativa.

Mercadorias importadas

Em segundo lugar no ranking do especialista, estão as mercadorias importadas, com 68,76% de tributos embutidos no preço final de um smartphone vindo do exterior; 59,32% de impostos sobre o Ipad importado; e 58,59% de tributos no preço de um tênis fabricado fora do país.

“Presentes clássicos, como patins, skate e patinete são outros produtos que têm mais da metade do seu valor final só de impostos: 52,78%. Uma paixão nacional, a bola de futebol, também conta com percentual de tributos elevado: 48,49%”, explicou Nemer, que é sócio do escritório Furtado Nemer Advogados.

Outros presentes tradicionais, como carrinhos, bonecas e demais brinquedos, contam com um valor de tributos um pouco menor, 39,70%. Já bermudas, camisas e outras peças de roupas têm ainda menos impostos: 34,67%.

Menores impostos

Dia das Crianças: Imposto chega a 72% do valor do presente
O advogado tributarista, Samir Nemer, estimula que as pessoas saibam o valor pago em tributos. Foto: Fabio Nunes

Nemer explicou que os presentes com os menores índices de tributos apontados no levantamento foram ingressos para teatro e cinema, com 20,85%, e livros, com 15,52% de impostos no preço final. “As taxas são menores porque não há incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)”, ressaltou.

O ICMS, o IPI e o imposto sobre importação são os que mais “abocanham” o valor dos produtos, pois paga-se até três vezes mais só pela carga tributária. De tudo que o Brasil produz, 33,9% vai para o governo.

Bens supérfluos

A tributação em alguns países da Europa, até mesmo da América Latina, é ainda mais alta que no Brasil. Entretanto, a sensação que se tem é diferente. “O Brasil não tem a maior carga tributária do mundo, nem da América Latina, mas é o país que menos devolve os tributos na forma de benefícios à população”, pontua o advogado.

A elevada tributação dos presentes se deve ao fato de serem considerados bens supérfluos. Segundo Nemer, “no Brasil, a tributação é muito concentrada no consumo, o que acaba elevando os preços dos itens e, muitas vezes, impedindo que o contribuinte consuma mais e melhor”.

Confira a listados dez principais presentes e seus tributos:

1) Playstation e jogos de vídeo game – 72,18%
2) Smartphone importado – 68,76%
3) Ipad importado – 59,32%
4) Tênis importado – 58,59%
5) Patins, skate e patinete – 52,78%
6) Bola de futebol – 48,49%
7) Tênis nacional – 44%
8) Prancha de surfe – 43,65%
9) Piscina de plástico – 40,09%
10) Celular – 39,80%

Fonte: Levantamento do advogado tributarista Samir Nemer.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA