21.6 C
Vitória
sexta-feira, 24 setembro, 2021

Dia da cachaça: ES é o 3º estado que mais produz a bebida no Brasil

Hoje, 13 de setembro, é comemorado o Dia da Cachaça

Por Munik Vieira

A data foi criada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac) como uma homenagem ao dia em que a bebida foi liberada pela Coroa Portuguesa para venda e fabricação no Brasil: dia 13 de setembro de 1661.

A rebelião, que aconteceu no Rio de Janeiro, na época, ficou conhecida como a Revolta da Cachaça, que legalizou a bebida proibida até então. Mesmo com as diversas opções de destilados no mercado e com o fechamento dos bares por conta da pandemia do novo coronavírus, o setor conseguiu resistir e registrou até crescimento no ano passado.

ES é o 3º estado que mais produz cachaça no Brasil

Segundo dados do Anuário da Cachaça 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Espírito Santo é o terceiro no Brasil com maior número de produtores de cachaça, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente.

Em todo o Estado existem 67 estabelecimentos registrados como produtores da bebida, 234 marcas de cachaça e possui o 111 representantes. Destacam-se os municípios de São Roque do Canaã, localizado na região serrana, que aumentou o número de marcas, e Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, que aumentou o número de registros da bebida.

Dados nacionais

Em todo o Brasil, considerando-se o ano de 2020, os produtores de cachaça totalizaram 955 estabelecimentos registrados no Mapa. Notadamente, é a região Sudeste a que possui o maior percentual de estabelecimentos registrados para produção de cachaça (68,7%), sendo um total de 656 produtores.

Confira alguns dos principais alambiques do Espírito Santo:

Cachaça Princesa Isabel, localizada em Linhares
Cachaça Santa Terezinha, localizada nas Montanhas Capixabas (Santa Teresa)
Alambique Caipira, São Roque do Canaã
Cachaça Pratinha, em Anchieta
Cachaça Suprema, em São Roque do Canaã
Alambique Mineirinha, em Nova Venécia
Alambique Manda Brasa, em João Neiva
Cachaça Thimotina, em Afonso Cláudio

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade