21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Dezembro Laranja: Cuidados com a pele devem se intensificar no verão

Com o sol mais intenso e dias mais longos, os cuidados contra o câncer de pele precisam redobrar

O Dezembro Laranja, campanha idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tem o objetivo de alertar a população para a prevenção do câncer de pele, o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. A conscientização acontece em dezembro principalmente porque casa com o início do verão que também acontece neste mês (21).

Segundo a dermatologista e membro da SBD Karina Mazzini, na estação mais quente do ano os cuidados devem ser redobrados, pois o sol fica mais quente e os dias são mais longos, ou seja, mais tempo para nossa pele ficar exposta aos raios solares. “Os raios solares são os principais causadores de câncer de pele, principalmente nas pessoas de pele, cabelo e olhos mais claros. Por isso temos que redobrar os cuidados com a pele nessa época. Além de usar filtro solar, é bom evitar pegar sol entre 9h e 16h, que é o horário que está mais intenso”, alerta a dermatologista.

- Continua após a publicidade -

Embora algumas pessoas achem esses cuidados desnecessários ou até um exagero, eles são fundamentais para a prevenção do câncer de pele, doença que diagnostica cerca de 180 mil novos casos ao ano. “A gente reforça o alerta sobre esse câncer porque se for descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. Mas é importante ressaltar que existem diferentes tipos de câncer de pele, sendo o mais grave o melanoma, que apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal”, informa Karina.

Não há problemas em curtir o sol, mas a precaução deve vir em primeiro lugar. Usar protetor solar de no mínimo fator 30, chapéus, óculos de proteção UV e evitar a exposição excessiva são medidas primordiais para a prevenção do câncer de pele.

Com informações Criar Comunicação Integrada

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA