23.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 julho, 2020

Caranguejo-uçá está em período de defeso no ES

Leia Também

Alunos surdos da Serra terão acesso aos estudos pela internet em Libras

O VLibras, um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto que traduz conteúdos digitais para a Libras, tornando os conteúdos acessíveis para os alunos da educação especial.

Especialista avalia mercado financeiro em tempo de pandemia

O grau de incertezas é muito alto, por isso os investidores correm para mercados mais atrativos e as bolsas de valores passam por oscilações.

Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial

Prazo para novos cadastros termina nesta quinta às 23h59. Saiba mais! Para quem ainda não se cadastrou a fim de receber o auxílio emergencial de R$...

MEC define protocolo de segurança para volta às aulas

Cronograma das atividades deve ser orientado pelo governo local. Saiba mais! O Ministério da Educação (MEC) definiu um protocolo de biossegurança para a retomada gradual...

Restaurantes, bares e demais pontos de venda que compram o produto de outros Estados também não poderão ofertar o animal

A segunda andada do caranguejo-uçá, estabelecida pelo calendário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) começou nessa quarta-feira (6) e segue até até 13 de fevereiro. De acordo com a Portaria 034-R de 26/12/2018, fica proibido a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização do caranguejo-uçá, bem como de suas partes isoladas.

Os municípios de Anchieta, Aracruz, Conceição da Barra e São Mateus têm Portarias próprias e podem ter datas diferenciadas para a andada do caranguejo-uçá, conforme preconiza a Portaria Estadual.

A analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Seama, Gerusa Bueno Rocha, ressalta que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) colaborou com suporte técnico para a definição da Portaria Estadual junto aos municípios. Gerusa Bueno Rocha também é responsável pela Secretaria Executiva do Fórum do Manguezal e informa que durante o ano serão realizadas reuniões para aprimoramento da Portaria e ações de proteção ao manguezal de uma forma geral.

Restaurantes, bares e demais pontos de venda que compram o produto de outros estados, também não poderão ofertar o animal, assim como os catadores deverão respeitar o período da andada sob o risco de perderem a licença. Denúncias podem ser encaminhas às Secretarias de Meio Ambiente dos municípios e também à Polícia Ambiental.

“A função ecológica do caranguejo-uçá no manguezal e sua interação com o meio ambiente deve ser respeitada para a manutenção da vida no manguezal. O período da andada é a época em que o caranguejo se reproduz e, assim sendo, fica mais vulnerável e suscetível à coleta indevida e predatória, o que acarreta danos ao meio ambiente e possibilidade de comprometer o estoque do recurso pesqueiro”, ressalta a analista.

Confira as datas da andada em todo o Espírito Santo

1º período: 08/01/2019 a 15/01/2019
2º período: 06/02/2019 a 13/02/2019
3º período: 08/03/2019 a 15/03/2019
4º período: 07/04/2019 a 14/04/2019

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Depois de dois meses em queda, produção industrial cresce 7% em maio

Alta é a maior desde junho de 2018 (12,9%), diz IBGE. Confira! A produção industrial brasileira avançou 7% na passagem de abril para maio deste...

Confiança do empresário sobe em junho pelo segundo mês, diz FGV

Índice atingiu 80,4 pontos em escala de zero a 200 pontos. Saiba mais! O Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV)...

Intenção de consumo das famílias tem maior queda em dez anos, diz CNC

Em comparação a junho do ano passado a queda é de 24,1%. Confira! A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do...

Cinco passos para conquistar prosperidade

As pessoas só querem prosperidade ou estão trabalhando para serem prósperos?

Vida Capixaba

O clássico tricot retorna à moda com o inverno

Desde que caiu na graça das fashionistas, o tricot ganhou recortes e estampas mais atuais e se consolidou como a peça chave dos looks de inverno nos últimos anos.

Cinema drive-in será aberto a partir desta quinta (02), em Vitória

Tendência nos anos 1960, o Circuito Cine Drive-In, será realizado em um espaço montado no estacionamento da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória.

População poderá opinar sobre projeto arquitetônico em Vila Velha

Estão previstas a construção de um centro de apoio aos visitantes com lojas, sede administrativa, salão, banheiros, depósitos, playground, estacionamento, entre outras melhorias.

Raul Seixas será próxima atração do Diversão em Cena

O espetáculo “Raulzito Beleza: Raul Seixas para Crianças” será apresentado neste domingo (28), às 16 horas, nas mídias sociais do projeto.
Continua após publicidade