24.9 C
Vitória
quarta-feira, 19 janeiro, 2022

CRJ oferece oficina gratuita de grafite para jovens

O Centro de Referência da Juventude (CRJ) Itinerante oferece nestas terça (15), quarta (16) e quinta (17), uma oficina sobre os fundamentos da prática artística para jovens da capital que gostam da arte do grafite

Os jovens da capital que gostam da arte do grafite têm uma boa oportunidade para aprender mais sobre a técnica. É que o Centro de Referência da Juventude (CRJ) Itinerante oferece, nestas terça (15), quarta (16) e quinta (17), uma oficina sobre os fundamentos da prática artística.

O CRJ é um equipamento da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). A oficina é presencial, gratuita e aberta ao público em geral.

Para participar, basta fazer a inscrição aqui. O encontro, que será realizado sempre às 14 horas na sede da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Cruzamento e Jucutuquara (rua Sebastião Nestor de Oliveira, 23, Cruzamento), seguirá os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Renato Ren, artista plástico formado pela Ufes e que iniciou a carreira na cena do grafite e das intervenções urbanas em 2000, é quem vai ministrar a oficina.

A poética do artista problematiza questões da atualidade, com projetos que exploram linguagens que buscam contribuir e participar criticamente da sociedade por meio do seu trabalho.

Técnicas

Na oficina, os jovens terão breve introdução sobre a história do grafite no mundo e cena local; exposição de conceitos e técnicas com o intuito de informá-los acerca dessa prática; diálogos artísticos que visam estimular o pensamento crítico e criativo; desenvolvimento de esboços de letras estilizadas de grafite com diversos estilos e formas; e técnicas de pintura com rolinho, pincel e tinta aerosol.

Ao término da oficina, haverá um bate-papo com os participantes.

Grafite

O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos, como paredes, edifícios, ruas, entre outros. É bastante usado como forma de crítica social. Além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando, assim, os espaços públicos.

Parceria

As atividades realizadas pelo Centro de Referência da Juventude (CRJ) Itinerante são uma iniciativa da Semcid, por meio da Coordenação de Políticas dos Direitos da Juventude, em parceria firmada por termo de colaboração do chamamento público com a Organização Bem Brasil – Instituto de Desenvolvimento Social.

Com informações da Prefeitura de Vitória

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade