28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Seminário aborda monitoramento de políticas públicas

Evento é pioneiro e traz o ES como referência no tema

Por Anderson Neto

O Governo do Estado, através do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), promove, no próximo dia 13, o Seminário Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. O encontro acontece a partir das 8h30, no auditório do Sebrae-ES, em Vitória.

- Continua após a publicidade -

Estarão presentes especialistas nacionais e locais, com o objetivo de apresentar pesquisas e experiências exitosas sobre monitoramento e avaliação (M&A) de políticas públicas, além de debater e compartilhar aprendizados sobre a produção e o uso de evidências para a gestão pública.

Para o diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira, o principal propósito do evento é levantar os principais mecanismos para efetuar o monitoramento de políticas públicas através de evidências científicas.

“Se identificamos algum equívoco ao longo do processo de implementação de uma política pública, é possível reavaliar e corrigir o rumo, buscando o resultado desejado”, afirmou Pablo Lira. Além de trazer mais e melhores resultados para a população, o monitoramento de políticas públicas garante economia de investimento.

“Certamente, quando se avalia e se percebe o melhor caminho a percorrer na questão das políticas públicas, não só a população ganha, mas se observa uma otimização do investimento de recursos públicos”, garante o diretor-presidente do Instituto.

Referência

De acordo com Pablo Lira, o Estado vem se tornando referência em todo o País quanto ao monitoramento de políticas públicas.

“Nos últimos 13 anos o Espírito Santo vem construindo um trabalho de referência para o Brasil e outros países. Dentre eles podemos destacar a Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais; o Instituto Mauro Borges, de Goiás; e a Fundação Getúlio Vargas, importante órgão brasileiro que se baseiam no nosso sistema. Também somos referência junto ao governo de Moçambique, que enviou uma comitiva para conhecer nossas práticas”, contou Pablo.

Expectativa

Esta será a primeira vez que um seminário aborda a temática de monitoramento de políticas públicas no País. “Vamos contar com representantes do Governo do Espírito Santo e de outros estados, Governo Federal, Fapes, com possibilidade da vinda de uma delegação de Moçambique”, adiantou Lira. No evento também será definido a unidade da Federação que receberá a próxima edição do Seminário.

Ao final, haverá a construção de um documento que baseie as boas práticas no que se refere à otimização de políticas públicas. “As inscrições já estão esgotadas e a expectativa é muito boa, com participação de entes de todo o Brasil”, lembrou o diretor do IJSN.

CRJs

Para integrar um evento sobre políticas públicas, é necessário ouvir o público que será impactado por elas. Assim, o Instituto Jones dos Santos Neves pretende entregar oficialmente, na próxima semana, a análise executiva sobre os 14 Centros de Referência da Juventude (CRJs) instalados no Estado.

“Nessa análise foram ouvidos os beneficiados pelo CRJ, que fizeram considerações acerca do que funciona melhor no programa, e o que ainda é desafio. Dentre os diagnósticos com o público alvo, formado por jovens e adolescentes, cerca de 95% avaliaram as políticas políticas implementadas nos Centros como ótimo ou bom”, adiantou Pablo Lira.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA