18.9 C
Vitória
quinta-feira, 9 julho, 2020

Criptmoedas: cuidado ao investir

Leia Também

ES registra mais de 58 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus

Destes, 39.609 já estão curados. O número de mortes também subiu nas últimas 24 horas. São 1.911 óbitos, ante os 1.879 de ontem (07). O índice de letalidade está em 3,26%.

Provas do Enem serão realizadas em janeiro de 2021

O anúncio foi realizado por meio de coletiva de imprensa, que contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

Vendas de veículos novos apresentam retração em maio

Já no acumulado dos cinco meses de 2020, os 21.187 veículos emplacados registraram 25,98% abaixo do resultado verificado no mesmo período do ano passado, quando foram  vendidas 28.624 unidades.

Mais recursos para atendimento a pessoas em situação de rua

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a verba será doada pelo governo estadual, que repassará R$ 376,2 mil para a realização de ações em três meses.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que, no Brasil, não há uma legislação que discipline os criptoativos

Há, no mercado, uma série de moedas digitais, ou criptomoedas que são ofertadas às pessoas. Entre esses criptoativos, o mais famoso é o Bitcoin, porém diversos outros surgem a todo tempo. Há necessidade de se tomar muito cuidado, já que são muitas as fraudas aplicadas nas ofertas de criptomoedas, especialmente as que prometem ganhos astronômicos.

Há, em suma, dois tipos de casos que acabaram por se constituir nos mais comuns tipos de golpes usando as criptomoedas. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que, no Brasil, não há uma legislação que discipline os criptoativos, o que permite, em tese, que qualquer um possa lançar e ofertar uma criptomoeda. Por outro lado, essa ausência de legislação acaba deixando tudo muito solto e até sujeito aos oportunistas.

Há, é claro, empresas sérias no Brasil que são corretoras de criptomoedas, especialmente o Bitcoin. Através dessas empresas a pessoa pode adquirir e vender as moedas digitais, tentando lucrar com as oscilações. Contudo, e daí vem a fonte de um dos golpes, é necessário investigar essa empresa que apresenta como corretora ou mesmo detentora de uma moeda digital, tem estrutura para isso. É uma investigação efetiva, visando aferir se é uma empresa registrada, quem são os seus donos, se há sede física no Brasil realmente, o que outros clientes dizem, se há denúncias e ações já contra essa empresa e outros levantamento assim relacionados.

O outro tipo de golpe são as ofertas que já se apresentam como um investimento certeiro, com um retorno já fixado, normalmente na casa dos 10%, 20%, 30%. Ou seja, não é mais apenas a compra da moeda digital, mas também a oferta de um ganho “certo”, normalmente elevadíssimo, que não encontra paralelo no mercado. Esse tipo de oferta caracteriza uma empresa de investimentos, ou seja, deve ter o seu registro na CVM, o que quase nunca ocorre uma vez que fatalmente se trata de um golpe.

Portanto, num mercado novo como esse e ainda não regulado por normas objetivas, é preciso ter o máximo cuidado para que, uma reserva construída ao longo de tempos não se torne em nada do dia para a noite.

Sérgio Carlos de Souza é sócio fundador de Carlos De Souza Advogados. Especialista e advogado militante em Direito Empresarial, Ambiental, Penal e Família

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vendas do varejo sobem 13,9% em maio ante abril, revela IBGE

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam queda de 8,6% no ano e redução de 1% em 12 meses. Confira! Por Daniela Amorim (AE) As vendas...

Sicoob ES vai liberar R$ 200 milhões para produtores de café

O volume será disponibilizado mais cedo este ano, neste mês, como uma medida do Ministério da Agricultura para apoiar o setor neste momento de pandemia.

Dia Mundial do Chocolate: destaque na produção da matéria-prima no ES

O Espírito Santo produz cerca de oito mil toneladas de cacau por ano. Isso porque o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) apoia os agricultores, fomentando a produção de cacau no território capixaba.

Ministérios defendem venda de refinarias após Congresso pedir bloqueio

Pastas da Economia e de Minas e Energia emitiram nota. Saiba mais!  A privatização de refinarias da Petrobras encontra aval em decisões recentes do Supremo...

Vida Capixaba

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
Continua após publicidade