25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Crianças da Grande Vitória apresentam excesso de peso e colesterol, revela pesquisa

Estudo foi realizado com 470 crianças em em diversas localidades da Região Metropolitana

Por Kebim Tamanini

Uma pesquisa realizada na Região Metropolitana da Grande Vitória trouxe à tona uma preocupação significativa sobre a saúde infantil. O estudo avaliou 470 crianças, com idades entre 7 e 10 anos, acompanhadas por seus responsáveis, e revelou uma tendência alarmante: um aumento significativo nos casos de excesso de peso e níveis elevados de colesterol entre os jovens.

- Continua após a publicidade -

Essa pesquisa foi conduzida ao longo de dois anos nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, durante os quais foram realizadas três rodadas de coleta de dados, acompanhadas por uma série de atividades educativas.

Além disso, foram identificados fatores de relevância, como uma alta sensibilidade à ansiedade, pressão arterial fora dos padrões, um elevado tempo dedicado ao uso de dispositivos móveis e computadores, bem como uma reduzida participação das crianças em atividades físicas. A pesquisa também analisou minuciosamente os hábitos alimentares das crianças, revelando que alimentos como produtos embutidos, achocolatados, biscoitos e bebidas açucaradas estão entre os mais consumidos por elas.

Crianças da Grande Vitória apresentam excesso de peso e colesterol, revela pesquisa
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

A professora Maria Del Carmen Bisi Molina, coordenadora da pesquisa e docente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), justificou a realização do estudo, destacando que o impacto da obesidade representa uma crescente e desafiadora demanda de assistência à saúde em diferentes níveis de complexidade.

“Esse cenário mostra a importância de incorporar ações de promoção, com foco na prevenção da obesidade infantil, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Pesquisas nacionais indicam que, em algumas regiões metropolitanas do Espírito Santo, aproximadamente 25% das crianças apresentam excesso de peso”, enfatizou a pesquisadora.

Obesidade no país

Vale ressaltar que, de acordo com o Atlas da Obesidade no Brasil, elaborado pelo Ministério da Saúde, o Espírito Santo ocupa diferentes posições preocupantes em relação à obesidade e ao excesso de peso em crianças, dependendo da faixa etária. Veja na tabela abaixo:

Ranking Nacional de Obesidade
16ª posiçãoCrianças entre 5 e 9 anos
21ª posiçãoCrianças entre 2 a 4 anos
19ª posiçãoCrianças com menos de 2 anos

A obesidade infantil representa um desafio global de saúde pública que requer atenção imediata. Dados nacionais revelam que, no Brasil, três em cada dez crianças, com idades entre 5 e 9 anos, estão enfrentando problemas de excesso de peso. Alarmantemente, de acordo com o Atlas Mundial da Obesidade e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está projetado para ocupar o 5º lugar no ranking de países com o maior número de crianças e adolescentes com obesidade até 2030, e há apenas uma pequena probabilidade, de apenas 2%, de reverter essa tendência caso nenhuma ação seja tomada.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA