Setor já recebeu R$ 25 milhões em financiamentos do Bandes
Por Anderson Neto
No Dia alusivo às Micro e Pequenas Empresas (MPE), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) reafirma seu compromisso com o fortalecimento do setor. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que sete em cada dez vagas de emprego criadas no Brasil em maio de 2023 são de pequenos negócios.
O Sebrae indica ainda que essas empresas representam pelo menos 99% de todos os empreendimentos do país. Neste sentido, o Bandes direciona algumas de suas linhas para o segmento, principalmente visando ao fomento de iniciativas que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para enfrentar os desafios de implantação e crescimento, as MPEs têm linhas de crédito do Bandes com financiamentos, juros competitivos, prazos alongados e carência para início do pagamento.
O objetivo é ajudar na expansão de operações, modernização de processos, contratação de profissionais qualificados, além de investimentos em marketing, inovação, obras e reformas, energia renovável, entre outras ações.
- Economia desacelera e cresce 0,9% no 3º trimestre de 2024
- Dólar fecha em R$ 6,06 e atinge recorde desde o Plano Real
Os empresários têm acesso a crédito para capital de giro, por meio do Bandes Retomada, Inovação (Bandes Inovacred), para implantação de sistemas de geração de energia solar (Bandes Solar) ou para a aquisição de equipamentos (Bandes Máquinas e Equipamentos). Empreendimentos do setor Turístico também podem ser contemplados.
A gerente de Negócios do Bandes, Danielle Corradi, destaca a importância do trabalho desempenhado pelo banco capixaba em apoio ao desenvolvimento sustentável do ES.
“Uma das principais vantagens de financiar os investimentos é a possibilidade de acelerar o crescimento do negócio e aproveitar oportunidades de mercado que surgem em momentos estratégicos. Por exemplo, se houver uma demanda crescente por um determinado produto ou serviço, a empresa pode utilizar o financiamento para aumentar sua produção e suprir essa demanda, conquistando uma fatia maior do mercado e ganhando vantagem competitiva sobre seus concorrentes”, afirma.