22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Cresce número de usinas solares no ES

A potência instalada devido a usinas solares coloca o Estado na 15º posição do ranking nacional

Por Amanda Amaral 

O número de adeptos das usinas fotovoltaicas para geração própria no Espírito Santo vem aumentando e chegou a 42,3 mil consumidores atendidos em maio deste ano. O Estado ocupa hoje a 15º colocação do País com maior potência instalada neste tipo de produção de energia solar.

- Continua após a publicidade -

As informações são do último levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). A geração própria de energia acontece quando um consumidor se transforma no próprio produtor, instalando um sistema com painéis solares. Em março, a quantidade de consumidores capixabas era de 36,9 mil.

Conforme mapeamento da Associação, os capixabas estão entre os vinte estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar para a geração própria. O estado possui 446,5 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

De acordo com o mesmo levantamento, o Brasil acabou de ultrapassar a marca de 29 gigawatts (GW) de potência instalada somando as usinas de grande porte, que representam em torno de 20,5 GW, e os sistemas de geração própria de energia, com em torno de 8,5 GW. O total é equivalente a 13,1 % da matriz elétrica do Brasil.

Números do ES

Existem mais de 36,3 mil conexões operacionais com tecnologia fotovoltaica nos 78 municípios (100% do território capixaba). Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Espírito Santo a atração de cerca de R$ 2,2 bilhões em investimentos, geração de mais de 13,3 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 575 milhões aos cofres públicos.

Para Vitor Romero, coordenador estadual da ABSOLAR no Espírito Santo, o avanço da energia solar no País é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

usinas solares
Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, comenta sobre o potencial da energia solar para o desenvolvimento do Brasil. Foto: Twitter

Centro de desenvolvimento

“O estado do Espírito Santo é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, ocrescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade e protagonismo internacional do Brasil, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros. “A fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento do País. Em especial, temos uma imensa oportunidade de uso da tecnologia em programas sociais, como casas populares do programa Minha Casa Minha.

Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Possui associados nacionais e internacionais, de todos os portes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA