Mutirão realizado no CRE Metropolitano no último sábado (14) atendeu pacientes com exames agendados via Sistema de Regulação do SUS
Por Otávio Gomes*
A Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV) e o Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano estão realizando ações para reduzir o tempo de espera de consultas e exames. O mutirão de procedimentos teve início no último sábado (14) e beneficiou capixabas registrados na fila de espera do Sistema de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação será realizada novamente nos próximos dois sábados, dias 21 e 28 de setembro.
Na edição do dia 14, o CRE efetuou 246 atendimentos do total de 331 marcados, o que dá um comparecimento de 76%. Os pacientes foram atendidos por médicos especialistas nas áreas de Angiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Hematologia, Otorrinolaringologia, Reumatologia e Oftalmologia.
Até o final de setembro, a previsão é atender 1.150 pacientes. O mutirão, que também foi realizado no ano de 2023, será repetido este ano nos meses de outubro e novembro, ainda com data a definir.
O superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Heber Lauar, explica que essas estratégias contam com o trabalho de várias referências da SRSV e contribuem para a diminuição do tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Heber ressalta que a adesão dos 23 municípios que compõem a administração da SRSV é indispensável para o sucesso da ação.
“É muito importante reforçar que os agendamentos são realizados por meio do Sistema de Regulação, seguindo a ordem estabelecida de usuários conforme as especialidades. Portanto, não adianta vir diretamente até a SRSV. É necessário esperar o contato da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e ao confirmar o comparecimento, ir até o local buscar o comprovante de agendamento”, alerta o superintendente.
*Sob supervisão de Erik Oakes