23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Encontro da CPI do Pó Preto tem conflito de vereadores e ambientalistas

Ambientalistas insultaram parlamentares e foram retirados durante encontro de comissão que discute poluição do ar da capital

Por Robson Maia

O primeiro encontro deliberativo da CPI que apura as causas do aumento da poluição do ar em Vitória registrou cenas de conflitos. Ambientalistas presentes na Câmara Municipal entraram em discussão com parlamentares da base governista que compõem a comissão e foram retirados por determinação do vereador Leonardo Monjardim (Patriota).

- Continua após a publicidade -

Eraylton Moreschi e Lucas de Jesus, ambientalistas que fazem parte de uma ONG ligada ao controle da poluição, marcaram presença no encontro dos parlamentares da CMV. Após pronunciamento do vereador Davi Esmael (PSD), um dos presentes teria ofendido diretamente o parlamentar, o que resultou na expulsão dos ambientalistas.

Monjardim acionou os seguranças da Casa e a retirada foi realizada de forma tranquila. O parlamentar, que preside a Comissão, chegou a dizer que as ações de protesto dos ambientalistas foram motivadas pela “esquerda”.

“O que eu não queria era exatamente isso aqui. Com apenas dez minutos de CPI, nós estamos fazendo apenas a introdução dos trabalhos, e vem aqui um cidadão, motivado pela esquerda, para xingar o vereador de babaca, dentro do plenário? Isso é um absurdo!”, afirmou o vereador.

A fala de Monjardim gerou contestação por parte dos demais parlamentares que participavam do encontro. André Moreira (Psol) e Vinicius Simões (Cidadania) questionaram a decisão da retirada dos ambientalistas e lamentaram a classificação ideológica da discussão feita pelo presidente da Comissão.

“É natural que haja conflitos numa CPI, e quem escolhe ser presidente tem que ter a capacidade de liderar. E liderar é ter calma na hora de tomar decisões. Tirar o Moreschi não foi uma atitude legal. Foi uma atitude a favor do pó preto, em minha opinião”, disparou Simões.

Após as discussões, foram definidos os próximos passos da CPI. O próximo encontro será realizado na próxima segunda-feira (11), com a presença de entidades ligadas a questões ambientais e com a convocação de representantes de empresas ligadas à emissão de poluentes, como Vale e ArcellorMittal.

Compõem a Comissão os vereadores Duda Brasil (União Brasil), Leonardo Monjardim, Andre Moreira, Vinicius Simões e Davi Esmael. As discussões tiveram início ainda em novembro passado, após estações de monitoramento registrarem um aumento de mais de 1.000% na emissão de poluentes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA