23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Câmara de Vitória rejeita projetos de “Escola sem Partido”

Maioria dos vereadores rejeitaram propostas de implementação do “Escola sem Partido” no município

Por Redação

Na tarde desta quarta-feira (15), os vereadores de Vitória rejeitaram dois projetos “Escola Sem Partido”. Os PLs, propostos pelos vereadores Davi Esmael (PSD) e Leandro Monjardim (Patriota), voltaram à pauta do legislativo municipal após uma decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

- Continua após a publicidade -

Os Projetos de Lei 218/2022 e 225/2022, apresentados por Monjardim e Esmael, respectivamente,  propunha a fixação de cartazes com uma série de restrições à educadores, a criação de um canal de denúncias e punições a professores e profissionais da educação que emitam opiniões pessoais e “doutrinadoras”, conforme cita o projeto. A diferença entre as propostas era a extensão da lei: a de Monjardim prevê a aplicação para colégios particulares.

A tramitação das medidas chegou a ser suspensa pela justiça, após um pedido de inconstitucionalidade apresentado pelo vereador André Moreira (Psol), mas a liminar foi revogada nos últimos dias pela desembargadora do TJES, Janete Simões, e voltou à pauta da CMV.

A proposta de Esmael recebeu oito votos contrários e quatro favoráveis. Já a de Monjardim contabilizou também oito votos desfavoráveis e três a favor.

Após o veto a proposta, diversos parlamentares do legislativo capixaba comemoraram o resultado da votação. A vereadora Karla Coser (PT) usou o plenário para celebrar a derrota do que classificou como “um projeto de atraso da educação de Vitória”. Nas redes sociais, Karla também se pronunciou:

“Em Vitória não aceitaremos essa falácia. Venceu a coerência, a pluralidade, o constitucionalismo, a educação de qualidade, a liberdade de aprender e ensinar. Esse atraso que apenas 4 vereadores quiseram impor não vai colar. Viva a educação! Viva a democracia!” disse Coser.

Votaram contra a medida os vereadores Aloísio Varejão (PSB), Anderson Goggi (PP), André Moreira, Chico Hosken (Podemos), Karla Coser, Luiz Paulo Amorim (Solidariedade), Maurício Leite e Vinícius Simões (ambos do Cidadania). A favor, os vereadores Davi Esmael, Leandro Monjardim e Luiz Emanuel (sem partido).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA