16.6 C
Vitória
quarta-feira, 29 junho, 2022

Covid-19: Sala de Inteligência em Saúde é criada no ES

esbrasil-grupo-trabalho-enfrentamento-covid-sesa-opas
A Sala de Inteligência engloba pesquisadores e profissionais da Sesa, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e de universidades federais - Foto: Divulgação/Sesa

A Sala de Inteligência engloba pesquisadores e profissionais da Sesa, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e de universidades federais

Por Wesley Ribeiro 

Visando a produção de informações que possam orientar as políticas públicas no enfrentamento à Covid-19, foi dado o primeiro passo para a criação de uma Sala de Inteligência em Saúde no Espírito Santo. O grupo de trabalho engloba pesquisadores e profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e de universidades federais, como a do Espírito Santo, Rio Grande do Norte e de Brasília.

A reunião estratégica dos especialistas aconteceu na sede da Sesa, na última quinta-feira, 17 de fevereiro. Na ocasião, foi apresentado um novo projeto. Os presentes foram recebidos pelo secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes.

“Precisamos alcançar um grau de maturidade que integre todas as ações e dados produzidos ao longo da pandemia, para a construção de evidências que serão capazes de orientar as políticas públicas no enfrentamento à Covid-19. A OPAS ofereceu a possibilidade de que a Sala de Situação de Emergência da Organização disponibilizasse um grupo de pesquisadores nacionais para que nos apoiassem na produção de dados do Espírito Santo. Vamos formalizar a criação da Sala, por meio de portaria”, explicou Nésio Fernandes.

Segundo a Sesa, durante toda manhã o secretário apresentou ao grupo o cenário da pandemia da Covid-19 no estado, as experiências exitosas e também falou sobre os bancos de dados importantes que os profissionais da Secretaria da Saúde utilizam no dia a dia para orientação do trabalho.

Participantes 

Participaram da reunião representantes da Vigilância em Saúde, da Regulação, da Atenção à Saúde, do Planejamento e Transparência, e de Tecnologia da Informação.

esbrasil-nesio-fernandes-falando-sobre-covid-19-no-es
O secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, explica sobre o enfrentamento à Covid-19 no estado – Foto: Divulgação/Sesa

Além disso, estavam presentes os subsecretários de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin e José Tadeu Marino, o infectologista Crispim Cerutti Junior, os profissionais do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e os consultores nacionais da OPAS para o Programa de Emergência em Saúde Juan Cortez-Escalante, Walter Massa e João Sousa.

Cortez-Escalante destacou o trabalho realizado entre a OPAS e a Sesa nos últimos anos e que o novo momento, com a criação da Sala de Inteligência, poderá ampliar as experiências.

“Sabemos que a pandemia da Covid-19 ainda não acabou e temos novos desafios que virão e estamos atentos. Contamos com o bom trabalho que a Secretaria e equipe vêm desenvolvendo aqui e queremos também poder aprender com experiências locais para replicá-las, além de mostrar o bom exemplo que o Estado está dando com o trabalho de enfrentamento”, frisou.

Os encontros e discussões seguiram acontecendo na sexta-feira seguinte, 18 de fevereiro, com os profissionais da OPAS conhecendo os locais estratégicos para o enfrentamento à Covid-19 no estado, como visitas à Sala de Situação, à Imunização, ao setor de Regulação e ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade