17.9 C
Vitória
terça-feira, 24 maio, 2022

Covid-19: mutirão de vacinação infantil neste sábado e domingo no ES

esbrasil_sesa_aplica_vacina_contra_covid_adolescente
Adolescente recebendo dose da vacina contra a Covid-19 - Foto: Asscom/Sesa

A expectativa é que os municípios apliquem cerca de 23 mil doses das vacinas contra a Covid-19, no público de 5 a 11 anos de idade

Por Wesley Ribeiro 

Com objetivo de ampliar a vacinação de crianças no Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) orientou e solicitou aos 78 municípios capixabas a realização de um novo mutirão de vacinação contra a Covid-19. O mutirão tem início hoje e termina amanhã, 29 de janeiro.

Segundo levantamento das regionais de Saúde Central/Norte, Sul e Metropolitana, a expectativa é que as cidades apliquem cerca de 23 mil doses no público de 5 a 11 anos de idade. Com uma média de mais de 11 mil doses por dia, poderá superar a média diária que o estado vem apresentando deste público, que é de cerca de 3 mil doses, segundo dados da Plataforma Vacina e Confia.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o mutirão é resultado da pactuação feita na última reunião semanal da Sesa com os municípios. “É uma grande oportunidade para avançar rapidamente na vacinação dos nossos filhos. Faço aqui um apelo: vacinem seus filhos”, disse. 

O objetivo ainda é poder acelerar a vacinação infantil em virtude do início do ano letivo, em fevereiro. Já as definições sobre agendamento, horários e locais devem ser buscados com as prefeituras. Saiba como aqui

esbrasil_sesa
Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) enviou ofício para os 78 municípios capixabas – Foto: Asscom/Sesa

Segundo o governo, no estado cerca de 26.400 doses já foram aplicadas nesta faixa etária, que contém um público de 393.089 crianças. No último fim de semana, a Secretaria encaminhou aos municípios o ofício orientando sobre a ampliação da vacinação contra a Covid-19 de crianças, seguindo as seguintes recomendações:

  • Vacinar crianças de 5 anos de idade e as crianças de 5 a 11 anos imunossuprimidas com a Pfizer pediátrica;
  • Priorizar a vacinação de crianças de 6 a 11 anos com doses da Coronavac;
  • Vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos de idade com a Coronavac ou Pfizer adulto;
  • Vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos de idade imunossuprimidos com a Pfizer adulto.

Confira os municípios que participarão do mutirão: Download

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade