20.5 C
Vitória
segunda-feira, 17 maio, 2021

Covid-19: expectativa é de queda de óbitos, afirma secretário

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, atualizou, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (23), a situação do combate à pandemia do novo coronavírus no Estado.

Segundo o secretário, o Estado consolidou uma fase de recuperação e queda na curva de casos. A expectativa para os próximos dias é também a de queda no número óbitos. “Temos aproximadamente 300 leitos livres de enfermaria. A redução da ocupação já é uma realidade. Vamos trabalhar nas próximas semanas para estimular a internação precoce. O comportamento da curva de óbitos começa a mostrar sinais de possível queda ao longo das próximas semanas”, destaca.

Atraso no Butantan

Segundo Nésio, houve um atraso, por parte do Butatan, na disponibilidade e na produção de doses da vacina, e isso poderá acarretar em suspensão do envio de doses da Coronavac. “Esse assunto está sendo tratado pelo Conselho Nacional de Secretários e outros órgãos, para poder resultar em medidas seguras para preservar a execução do calendário de vacinas no ES e no Brasil. Temos expectativa de que o Butantan retome a produção das vacinas ao longo da primeira quinzena de maio”.

Chegam mais 70 mil doses hoje

O ES recebe, nesta sexta, mais 70 mil doses da Coronavac e da AztraZeneca. A previsão, segundo o secretário, é da chegada de 13 mil doses do lote do Butatan, e 57 mil doses da AztraZeneca.

Queda de 46% na mortalidade hospitalar entre idosos

O secretário afirmou que a mortalidade hospitalar entre idosos com mais de 80 anos já alcançou esta semana uma queda de 46% em comparação com períodos anteriores da pandemia. Esses são, segundo Nésio, efeitos positivos por conta da cobertura da vacinação da população idosa no Estado.

Cirurgias eletivas não essenciais serão retomadas em maio

A partir de maio, serão retomadas as cirurgias eletivas não essenciais no sistema público de saúde. Da mesma forma, consultas ambulatoriais também serão retomadas no início de maio em todo o Estado.

Suposta troca de vacinas aplicadas em municípios do ES

O secretário de Saúde afirmou que o Governo está investigando uma possível troca de vacinas aplicadas em municípios do Estado. “Estamos verificando a situação. Temos informação de que há nos municípios a troca do registro de uma vacina aplicada e, quando aplica a mesma vacina na pessoa, o registro sai a de outro laboratório. Não tem prejuízo nenhum para a pessoa, mas sim para o registro. Essas informações estão sendo verificadas”, afirma.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade