24.9 C
Vitória
quarta-feira, 16 junho, 2021

Prefeitura faz obra para regularizar balneabilidade nas praias

Prefeitura realizou mais de 50 vistorias, em todos os bairros de Vitória, para identificar quais imoveis despejavam esgoto de forma irregular na rede pluvial de drenagem

A Prefeitura faz obra para regularizar o tratamento de Esgoto na cidade de Vitória. O prefeito Lorenzo Pazolini, assinou, nesta sexta-feira (23), a ordem de serviço que vai melhorar a balneabilidade no local.

A intervenção no sistema de drenagem da Guarderia consistirá na instalação de um duto, que conduzirá as águas da elevatória de águas pluviais (que é uma estação de bombeamento para retirar águas de região baixa) à elevatória de esgoto, ambas na avenida Saturnino de Brito, retirando, assim, o lançamento irregular de esgoto no local, que hoje chega à praia pela rede de drenagem municipal. A destinação final será a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mulembá, no bairro Joana D´Arc.

Uma força-tarefa envolvendo a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), a Secretaria Municipal de Obras (Semob), a Central de Serviços e a Cesan trabalhou para identificar a origem do esgoto que caía na rede de drenagem pluvial do município.

obras
Foto: Divulgação/ Prefeito Lorenzo Pazolini, entre os secretários Marcelo de Oliveira e Tarcísio Foeger, durante assinatura da ordem de serviço

Desenvolvimento sustentável

“É uma premissa da nossa gestão o desenvolvimento sustentável. Junto à Cesan e numa força tarefa entre diversas secretarias, unimos esforços para verificar em toda a região quais condomínios e imóveis tinham ligações irregulares. Esse é mais um compromisso de campanha, algo que foi pactuado com a nossa cidade e está sendo cumprido. Aos moradores da Praia do Canto e toda a região, reitero: vamos continuar lutando pela preservação do meio ambiente”, declarou o prefeito, Lorenzo Pazolini.

Além da identificação de edifícios que mantinham a ligação irregular de esgoto nessa rede, constatou-se que a própria infiltração de água do lençol poderia ser, também, a origem da contaminação das águas pluviais que desembocam na Guarderia. Os edifícios também foram notificados para que façam a ligação do esgoto na rede correta.

“Trabalhamos intensamente para descobrir a origem do esgoto que chega à praia da Guarderia. É uma demanda antiga dos moradores e frequentadores do local, que será atendida por essa intervenção. A obra vai melhorar a balneabilidade do local e, consequentemente, as condições ecológicas e de saúde pública”, explica o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Trabalho conjunto

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Marcelo de Oliveira, destaca o trabalho conjunto para que essa solução fosse encontrada. “Unimos esforços para encontrar a solução de um problema que há muito tempo vem impactando na balneabilidade desse ponto”, afirma.

Para o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, esta vai ser uma obra que resolverá, de forma eficiente, a melhoria da qualidade da água da praia da Guarderia. A previsão é que as obras sejam concluídas em quatro dias úteis.

praca
Foto: Divulgação/ Duto vai interligar elevatória de águas pluviais à elevatória de esgoto, ambas na avenida Saturnino de Brito

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade