Previsão de entrega, que teve um custo de R$ 600 milhões, está marcada para 15 de dezembro
Por Kebim Tamanini
A infraestrutura viária do Contorno do Mestre Álvaro será inaugurada no próximo dia 15 de dezembro, conforme anunciado por autoridades estaduais e federais. A obra tem início no km 249 da BR-101/ES e se estende até o km 268,7, totalizando uma extensão de 19,7 quilômetros. A nova via vai reduzir pela metade o tempo gasto pelos motoristas.
Com a nova opção, o tempo gasto por um motorista que parte de Linhares (Norte do ES) com destino a Guarapari, utilizando a rota do Contorno do Mestre Álvaro, será em média de 35 a 40 minutos. O percurso compreende desde a entrada da empresa PBA Stones na Serra (km 249 da BR-101/ES) até o viaduto próximo ao Shopping Moxuara em Cariacica (km 268,7 da BR-101/ES), totalizando 39 quilômetros.
Em comparação o exemplo anterior, utilizando a Rodovia do Contorno, o motorista percorrerá 53 quilômetros em aproximadamente 1h20, e, caso opte por passar por Vitória, gastará em média 1h30 para os 48 quilômetros. As variações podem ser visualizadas no mapa.
A implementação dessa infraestrutura terá impactos significativos no tráfego local, prevendo a retirada diária de 15 mil veículos, incluindo veículos de carga, da área urbana da Serra, segundo o prefeito da Serra. Com quase 20 quilômetros de extensão, a obra aliviará o trânsito na BR-101, encurtando a distância entre Serra e Cariacica em cerca de 15 quilômetros e reduzindo o tráfego pesado na região.
O investimento total para essa iniciativa é de R$ 600 milhões e beneficiará aproximadamente 2 milhões de pessoas, conforme informações do Ministério dos Transportes. O Contorno Rodoviário Mestre Álvaro representa não apenas uma conquista logística, mas também um marco para o desenvolvimento e a qualidade de vida na região.
Curiosidades sobre a obra
Destacando-se pela inovação e complexidade, 2,3 quilômetros dessa extensão de quase 20 km consistem em vias elevadas construídas sobre áreas de solo mole. A obra tem números impressionantes: 5 mil estacas foram utilizadas, demandando a monumental quantidade de 160 mil metros cúbicos de concreto. A fabricação desses pilares exigiu a construção de uma fábrica adjacente à obra, implicando em quase 20 mil viagens de caminhão basculante.
A nova rodovia já nasce duplicada, apresentando quatro pistas, cada uma com 3,5 metros de largura. Com essa expansão, o Contorno Rodoviário Mestre Álvaro passa a integrar a BR 101, enquanto a rodovia federal existente se transforma na Avenida Mestre Álvaro, sob a gestão da Prefeitura da Serra.