22.9 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Congresso proporciona troca de experiências na administração pública

Leia Também

Dicas de suplementos para quem busca imunidade, saúde mental e beleza corporal

Nem sempre conseguimos tudo isso sem uma orientação médica e só com a alimentação do dia a dia. Fique atento às dicas de especialistas!

Como usar e higienizar as máscaras caseiras? Atente-se às dicas!

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim desenvolveu um protocolo de uso e higienização das máscaras para quem os usa diariamente.

Musical “Tropicalinha” agita Diversão em Cena ArcelorMittal

A live contará a história que se passa no fictício Reino de Pindorama, governado por uma rainha autoritária e que proibia a música.

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

O congresso realizado no Centro de Convenções de Vitória teve como objetivo contribuir para o aprimoramento das gestões municipais, fortalecendo o desenvolvimento das cidades

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das gestões municipais, fortalecendo o desenvolvimento das cidades com novas estratégias e diretrizes, foi o realizada a 8ª edição do Congresso Gestão das Cidades entre os dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Convenções de Vila Velha.

Com o tema “Os desafios dos municípios capixabas”, o congresso foi realizado pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) visou a troca de experiências entre os diversos setores das esferas públicas e privadas.

Focado em quatro eixos temáticos – Governança Municipal, Cidade Para as Pessoas, Tecnologia e Inovação e Finanças Municipais -, o evento contou com palestras, cursos, workshops.

O presidente da Amunes, prefeito Gilson Daniel. – Foto: Renato Cabrini / Next Editorial

O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores e empregados públicos, além de entidades de classe, entidades sem fins lucrativos, instituições financeiras, instituições de ensino e estudantes.

“Há alguns anos não havia esse encontro e retomamos por acreditar que o Estado precisa se conectar, discutir soluções e, assim, crescer juntos. Entendemos que cada município tem sua peculiaridade, mas existem muitos desafios comuns, que quando debatidos em conjunto, podem ter uma solução melhor e mais rápida. Assim também acontecem com as oportunidades. Quando os municípios se unem, o Estado é mais forte e pode avançar muito mais. A Amunes tem se empenhado nesta direção por acreditar neste potencial”, disse o presidente da Amunes e prefeito de Viana, Gilson Daniel.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, Cesan, Banestes, Bandes, Banco do Brasil, Caixa, Sebrae, Assembleia Legislativa, Conselho Regional de Administração, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, EDP.

Eixos temáticos

Durante o evento, alguns eixos foram abordados, como a Tecnologia e Inovação. Houve apresentação de iniciativas que preparam os municípios para o novo contexto da transformação digital, promovendo a inovação na oferta de serviços.

Na Governança Municipal foram abordados temas e debates envolvendo os “Princípios da Boa Governança”, como legitimidade, equidade, reponsabilidade, eficiência, probidade, transparência e accountability).

Na temática Cidade Para as Pessoas, os destaques foram para temas como empreendedorismo, melhoria da mobilidade urbana, fomento cultural e turístico, política ambiental, qualidade de ensino público, gestão pública de saúde e políticas assistenciais.

O público contou com palestras e workshops. – Foto: Renato Cabrini / Next Editorial

Já as Finanças Municipais teve como objetivo falar sobre o aumento de arrecadação, aprimoramento das despesas, controle do gasto público, eficiência nas compras públicas, equilíbrio orçamentário, ampliação de investimentos e de captação de recursos.

Eventos paralelos

O evento contou com uma Feira Gestão das Cidades, um espaço de integração entre o mercado inovador e as suas ofertas criativas para o setor público. Vai reunir expositores dos setores público e privado.

A Amunes também realizou o Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata para premiar servidores que realizam boas práticas na Gestão Pública. A premiação recebeu este nome em homenagem a Camata, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Os vencedores de cada categoria receberam R$ 5 mil reais e um intercâmbio para conhecer uma boa prática de gestão no Brasil, com todas as despesas custeadas pela Amunes. Com isso, a ideia é expandir ideias inovadoras e que sejam significativas para a sociedade.

Confira algumas fotos do congresso:

Fotos: Renato Cabrini / Next Editorial

Leia Também:
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Vida Capixaba

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade