26.4 C
Vitória
domingo, 24 janeiro, 2021

Como vender o Espírito Santo!

Mais Artigos

O mercado do disco de vinil aquece na pandemia

O tamanho dos discos de vinil nos possibilita ver melhor os detalhes das suas capas e dos lindos encartes

Crise sobre rodas

A era do carro movido a combustível fóssil está com seu tempo contado. A Ford não está sabendo enfrentar concorrência, também

Quando um pouco de solidariedade faz muita diferença

Num país com tantas desigualdades sociais, contribuir para a manutenção e a sobrevivência de projetos e ações que, no dia a dia, auxiliam pessoas com maior vulnerabilidade tornou-se indispensável

Sempre que assisto a palestras como a de Marcos Troyjo, recentemente em Vitória, trazido pela Vieira & Rosenberg, encho minha cabeça de idéias… Desta vez, foi ao citar a agressividade da China em vendas no mundo inteiro. Em sua brilhante análise da estratégia nacional daquele país, Marcos, especialista em BRICS, professor da Columbia University e da Sorbonne, destaca o esforço de vendas e a técnica promocional universal da China como um dos fatores decisivos de seu sucesso. Também observei lá esta estratégia, conversando com empresários, professores, diplomatas brasileiros, e cheguei mais uma vez à conclusão de que é isso mesmo…

Aí pensei: e nós, o que fazemos para vender o nosso Estado lá fora? Em São Paulo, por exemplo, hoje com quase cinquenta por cento da economia brasileira? Em outros estados fortes, como Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais etc.? E no exterior?
Vender o quê? Simples: turismo e investimentos. Só isto poderia mudar nossos destinos… Vindo de São Paulo, venho fazendo isso há dezessete anos e sinto falta de um apoio governamental sustentável.
Estamos entre os poucos estados brasileiros que não possuem uma representação formal em São Paulo. Minas, por exemplo, tem a belíssima “Casa de Minas”, numa mansão no nobre bairro de Higienópolis, onde até um restaurante permanente de comida mineira faz sucesso, com apresentações, seminários, encontros com empresários não só de São Paulo, mas de todo o Brasil.
Se abrirmos os suplementos turísticos dos grandes jornais de todo o Brasil, veremos “pacotes” para diversos destinos, mas ainda pouco para o Espírito Santo. Visite uma agência de turismo em São Paulo e tente comprar uma viagem para nosso Estado… procure um “resort” , uma boa pousada nas praias maravilhosas do Espírito Santo…Quais dos nossos grandes líderes estão presentes no noticiário nacional, ou mesmo na cabeça da elite política ou universitária do país? Quais dos nossos líderes empresariais se destacam nas entidades representativas nacionais?
Bem, sejamos práticos, quais as soluções?
Em primeiro lugar, deixar a campanha de propaganda para mais tarde … Para fazer o “P” de promoção do marketing, faltam os outros três: produto, preço e praça (distribuição)… Seria como a Unilever lançar uma campanha de propaganda de um detergente sem tê-lo na gôndola do supermercado…
Em segundo lugar: produto. Resorts, pousadas, transporte organizado, ou seja, o receptivo em geral. Treinar os motoristas de táxi do aeroporto ( precisa falar?), equipes de hotéis, bares e restaurantes etc. E educar o comerciante capixaba a trabalhar nos feriados e domingos… Aí tem produto. E preço também. Praça (distribuição)? Também está neste pacote, se tivermos um programa constante de negociação com as operadoras.
Ah! Em tempo: não é só turismo o que precisamos. Investimentos também. O processo de venda é parecido. Um bom escritório em São Paulo. Um plano de trabalho operacional de atração de investidores. Público alvo: bancos de investimentos, grandes empresas, definição de setores e arranjos produtivos prioritários. Que não seja um desses planos caríssimos que não se realizam.
Um velho aforismo de Marketing aplica-se, enfim, ao Espírito Santo hoje . Quem vende, vende; quem não vende, deixa de vender. Ponto.

Ronald Z. Carvalho é professor convidado da Fundação Dom Cabral e palestrante

ES Brasil Digital

ESBrasil-184 - Retrospectiva
Continua após publicidade

Fique por dentro

Série histórica mostra ocupação hoteleira durante a pandemia

Já estão disponíveis no Observatório do Turismo os dados relativos à taxa de ocupação hoteleira relativa ao ano de 2020, nos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra

Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentações financeiras

Instituição tem atuado para facilitar acesso a produtos e serviços financeiros aos seus mais de 5 milhões de cooperados

Concessão da Codesa: o que muda!

A Federação das Indústrias do Espírito Santo promoveu uma audiência para esclarecer o setor produtivo sobre o processo de desestatização da Codesa, a Companhia Docas do ES

Produção agropecuária de 2020 alcança R$ 871 bilhões

as variáveis determinantes para os resultados estão relacionadas aos preços dos produtos no mercado interno

Vida Capixaba

Mucane e Circuito Cultural de Vitória retomam aulas na próxima segunda-feira

Oficinas presenciais de percussão, cavaquinho, dança afro brasileira na modalidade “Tribal” e capoeira

TOTVS Espírito Santo foi eleita a melhor unidade do Brasil em 2020

A TOTVS é conhecida como a maior empresa de tecnologia do Brasil, e sua unidade do ES foi eleita a melhor unidade do Brasil em 2020

Queijos: segunda maior agroindústria capixaba

Queijos com adição de especiarias e ervas finas, com recheio de geleias de frutas, doce de leite e embutidos, ou até defumados, são algumas versões de queijos capixabas que demonstram a potencialidade do setor