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segunda-feira, 16 maio, 2022

Como uma empresa produz resultados

Que resultados você espera da sua empresa? Um bom orçamento e capacidade de realizá-lo são fundamentais, porém, o resultado é consequência de um complexo mecanismo, no qual as peças precisam estar encaixadas e funcionando corretamente

Tudo se inicia com o propósito; ter muito clara a missão (o que o negócio é), a visão (onde se pretende chegar) e os valores (as crenças e princípios dos quais a organização não abre mão). O propósito é a bússola que guia o comportamento e as decisões da organização durante sua jornada.

Em seguida, deve-se estabelecer a estratégia; como a empresa pretende alcançar seus objetivos, qual será o seu posicionamento, como ela combinará suas atividades e alocará seus recursos para gerar valor.

Contudo, toda estratégia requer uma equipe capaz de executá-la. Entram em cena as pessoas, outro fator fundamental para a geração de resultados. Se as pessoas não estão aptas a executar a estratégia, é preciso saber se elas têm potencial e se podem ser desenvolvidas no timing necessário.

Do contrário, pode-se buscar no mercado. Além disso, é condição essencial que as pessoas tenham alinhamento aos valores da organização. Sem essa sintonia, não há suficiente incentivo à realização do propósito.

Outro fator importante são os processos, ou o passo a passo de cada atividade a ser desenvolvida. Processos padronizam e tornam escalável a realização da atividade.

É imprescindível que agreguem valor e sejam coerentes com a estratégia.
Do contrário, serão mera burocracia. Para que estratégia, pessoas e processos funcionem em consonância, a estrutura também é fundamental.

Os recursos físicos e tecnológicos dão o suporte necessário para que a empresa realize suas atividades. E como assegurar a coesão entre esses fatores? Entram em cena a liderança e a cultura. É papel da liderança dar direcionamento e engajar a equipe em torno da estratégia. Nessa função, cabe ao líder comunicá-la eficazmente, motivar a equipe, dar feedbacks, avaliar e proporcionar os recursos necessários.

Por fim, a cultura também se mostra muito relevante, pois proporciona uma integração mais profunda entre todos os elementos citados acima. Ela é um conjunto de padrões profundamente enraizados e naturalmente utilizados pela organização para solucionar seus problemas. Tais padrões são considerados por todos como a forma correta para perceber, pensar e sentir em relação à empresa.

Em suma, resultados empresariais são a consequência de um propósito, materializado pela conjunção de estratégia, pessoas, processo e estrutura e estes, por sua vez, combinados e influenciados pela liderança e pela cultura organizacional.


A Coragem para Liderar
Brené Brown
Brené Brown é professora e pesquisadora da Universidade de Houston. Há 20 anos ela estuda a coragem, a vulnerabilidade, a vergonha e a empatia e já publicou quatro livros a respeito, todos best-sellers do The New York Times. Suas palestras são bastante concorridas, e seus TEDs estão entre os mais visualizados.

“A Coragem para Liderar”, seu livro, trata da liderança sob a ótica da vulnerabilidade. Para a autora, um líder não depende de títulos ou de poder instituído, mas da capacidade de ter empatia, reconhecer e mostrar as suas vulnerabilidades, de preferir o compartilhamento à concentração de decisões. Liderar não pressupõe ter as respostas certas, mas saber fazer as perguntas corretas.

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