25 C
Vitória
sábado, 4 abril, 2020

Como criar uma empresa única?

Leia Também

Covid-19 no Brasil: 432 mortes e mais de 10 mil casos confirmados

Balanço do Ministério da Saúde divulgado neste sábado (4) aponta para 73 novos óbitos no país em razão da covid-19 O balanço dos casos de...

Como proteger o fluxo de caixa em tempos de pandemia?

O que vem pela frente, agora, são os debates sobre a possibilidade de os empresários usarem o argumento de força maior.

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Apresentação do comprovante de multa eleitoral deixa de ser obrigatório

O sistema elo evita que os eleitores precisem ir aos cartórios eleitorais para comprovar o pagamento de multas eleitorais.

Se você não for único, alguém será

Um dos conceitos de que mais gosto do Michael Porter, maior especialista em estratégia no mundo, é o da necessidade de se criar uma estratégia para tornar sua empresa única, e não a melhor empresa do mercado, como muitos empreendedores buscam.

Tem muita inteligência e profundidade nesse pequeno conceito.
Quando queremos criar “a melhor empresa”, podemos estar entrando em uma batalha inglória, primeiro porque leva muito tempo, dinheiro e erros para saber o que é exatamente ser a melhor. Em geral, essa resposta cai em uma tríade que envolve preço, qualidade e custo.

Quando o empreendedor se pega lutando para que a tríade se torne a melhor, é como tentar equilibrar vários pratos sem deixar nenhum cair. Para mexer na qualidade, talvez você esbarre na questão custo, que pode afetar preço. E aí está sujeito a entrar em conflitos que o fazem optar por um ou outro, afastando-o de “ser a tal melhor empresa”.

Na minha primeira empresa (desenvolvedora de software), busquei ser a melhor que naquele momento significava o software com mais recursos, com poucos bugs, atendendo a vontade dos usuários, com implantação rápida e pós-venda eficiente. Consegui? Não cheguei perto. Eram tantas coisas, tantas demandas, oportunidades, tantas urgências, tantas áreas, que ficou difícil amarrar todas as pontas.

Posso garantir que muitos empreendedores passam pelo mesmo problema, pois estão na busca de serem melhores no mercado.

Agora vamos pensar de forma diferente, você não quer ser a melhor. Você quer ser único. Isso significa que talvez você tenha um preço maior, um atendimento não tão rápido assim, um produto que ainda precise de melhoras, mas o cliente percebe que apenas você é capaz de oferecer aquela solução, da forma correta e no tempo certo para o seu problema.
Ser único significa agregar valor de tal forma que o cliente criará um link com sua empresa, serviços e produtos que o fará comprar, indicar, recomprar e fazer todo o “boca a boca” de que você precisa. Como fazer isso?

Inclua no seu planejamento estratégico ou crie dinâmicas para que sua equipe ajude a responder às seguintes perguntas:
• Que tipo de pesquisa precisamos desenvolver para sair na frente do mercado?
• O que nossa solução (produto + serviço) oferece que o cliente só poderá encontrar conosco da forma como fazemos?
• Como poderemos agregar valor ao nosso cliente de forma excepcional?
• Como podemos ter um processo interno com alta eficácia, sem urgências e com tempo para nosso cliente?
• O que apenas nossa empresa poderá oferecer?

Eu fiz isso este ano com minha equipe.
O que faço hoje na TriadPS é oferecer treinamentos, software e consultoria para empresas serem mais produtivas. Temos softwares que ajudam a gerenciar projetos, tarefas, metas, etc. Até aí todo mundo tem isso, existem milhares de produtos no mercado que fazem isso. O que nos torna únicos? O foco na ajudar às pessoas, para que tenham tempo para executar suas metas, tarefas e projetos. O software se torna secundário e o valor agregado, prioritário.

Isso guiou todo o nosso planejamento para o ano. Vamos focar cada vez mais as soluções que atendam a esse propósito, e não apenas recursos, preço ou atendimento (digo apenas porque isso já é obrigação).

E você? O que fará sua empresa única no mercado? Por que eu vou querer comprar e recomprar na sua empresa, e não no seu concorrente? Discuta isso consigo, com seus sócios e com sua equipe. Se você não for único, alguém será, e aí você vai ter de brigar por coisas como preço, que apenas fazem você trabalhar de mais e ter resultados de menos!

Christian Barbosa é considerado o maior especialista de produtividade do Brasil.
Autor best-seller de sete livros publicados com novos princípios sobre o tema

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger o fluxo de caixa em tempos de pandemia?

O que vem pela frente, agora, são os debates sobre a possibilidade de os empresários usarem o argumento de força maior.

5 vantagens que a atividade física traz ao mercado de trabalho

Exercícios físicos podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais prazerosa e crescerem profissionalmente Com a correria do dia a dia, muitas pessoas entram...

Venda de imóvel? Saiba o que é lucro imobiliário e o impacto no IR

O ucro imobiliário se configura quando o proprietário vende um imóvel por um valor mais alto do que comprou. Veja os impactos causados no IR.

Coronavírus pode reduzir exportações em US$ 18,6 bi, informa CNI

A projeção inicial foi baseada na estimativa de que o PIB global encolherá 1,1% em 2020. A quantidade exportada deve cair 56 milhões de toneladas.

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana!

O tempo ficará instável neste fim de semana, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.
Continua após publicidade