A fórmula ideal para combater o colesterol ruim

Foto: Reprodução

Alimentação equilibrada, exercícios físicos e vida tranquila podem ajudar no combate ao colesterol

Que tal repensar seus hábitos alimentares e físicos? Nesta terça-feira (08) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e a melhor forma de ter uma vida saudável é manter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, fugir do estresse e praticar exercícios físicos.

Essa é a fórmula indicada por quase todos os médicos para evitar diversos tipos de patologias. De acordo com a endocrinologista da Unimed Vitória, Rosina Erthal Villela, o sedentarismo e a alimentação rica em gorduras trans pioram o chamado colesterol ruim (LDL) enquanto o exercício e as gorduras boas tipo azeite, abacate, oleaginosas, por exemplo, ajudam a melhorar o colesterol bom (HDL).

“Antigamente se achava que alimentos como ovos, camarão e leite integral subiam o colesterol do sangue. Hoje, se sabe que não, pois não afetam o perfil lipídico e podem inclusive melhorar”,  disse a médica.

Além disso, Rosina acrescenta que as gorduras trans (gordura vegetal hidrogenada) presente em alimentos industrializados como margarinas, sorvetes, biscoitos, glacês e salgadinhos, pois além de reduzirem o HDL e aumentarem o LDL. “Desaconselhamos este tipo de gordura, pois elas aumentam também as taxas de triglicerídeos, que muito altos podem obstruir artérias e levar a inflamação do pâncreas”, esclareceu.

Parece simples seguir essa fórmula mágica, mas poucas pessoas conseguem fazer isso nos dias de hoje. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, problemas ligados ao colesterol ruim afetam de forma severa cerca de 40% dos adultos e 20% dos jovens no Brasil.

A médica reforça que “o ideal é a combinação de dieta balanceada, prática de atividade física regular e consultas médicas periódicas. O tratamento visa a um equilíbrio entre os níveis de colesterol, e não em sua total eliminação, como muitos acreditam”.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome