22.9 C
Vitória
sexta-feira, 21 junho, 2024

Confira os cuidados para não perder o pique no Carnaval

Nutrólogo alerta os foliões sobre hábitos durante e após a maratona de blocos do Carnaval

Por Kebim Tamanini

Com a chegada do Carnaval, é crucial preparar-se adequadamente para desfrutar da folia sem comprometer a saúde. Durante os cinco dias de festa, é comum que os foliões se esqueçam de cuidar de si mesmos, deixando de se hidratar, alimentar e proteger do sol, chegando a perder o pique em alguns dias. Além disso, a ressaca das festividades é um tema que merece atenção.

- Continua após a publicidade -

Para orientar o leitor do ES BRASIL sobre os cuidados necessários, conversamos com o nutrólogo do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Roger Bongestab. “O primeiro passo para aproveitar o Carnaval sem problemas é o preparo antecipado”, afirma.

Ele ressalta a importância da hidratação, que deve ser contínua antes, durante e após a folia. Recomenda-se o consumo de líquidos isotônicos, como o Gatorade, que além de hidratar, fornecem sódio, magnésio e potássio, prevenindo problemas musculares e até arritmias.

Em relação aos cuidados com o calor e a exposição ao sol, é essencial a proteção da pele e a hidratação constante, especialmente para os foliões que passam longos períodos ao ar livre.

Confira os cuidados para não perder o pique no Carnaval
Nutrólogo do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Roger Bongestab. Foto: HEVV

No aspecto alimentar, a escolha de alimentos leves e frescos, especialmente antes das festividades, como frutas tropicais, são uma excelente opção, pois além de fornecerem energia, são de fácil digestão e ajudam a evitar desconfortos estomacais durante a folia. “Durante o Carnaval, é essencial manter-se alimentado, optando por lanches saudáveis como frutas e vegetais frescos, evitando alimentos gordurosos e processados”, alerta Bongestab.

No retorno pós-folia, é importante continuar com uma alimentação leve e balanceada, dando preferência a alimentos naturais e evitando excessos. O descanso também é crucial nesse momento, pois o corpo precisa se recuperar do esforço físico e da ingestão de bebidas alcoólicas.

“O equilíbrio entre alimentação saudável e descanso adequado é essencial. É preciso dar tempo ao corpo para se recuperar das intensas atividades físicas durante o Carnaval, priorizando o repouso e a hidratação”, esclarece o nutrólogo do HEVV.

Manter a saúde durante o carnaval

  • Preparo antecipado;
  • Hidratação;
  • Proteção contra o calor e sol;
  • Alimentação saudável;
  • Evitar alimentos processados;
  • Cuidado com o gelo de procedência duvidosa;
  • Alternância entre descanso e atividades.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA