23.3 C
Vitória
domingo, 21 abril, 2024

Ciência de Dados pode auxiliar o Marketing

Mudanças suscitadas a partir da Ciência de Dados podem ser utilizadas em estratégias 

Ciência de Dados (ou Data Science, em inglês) é o conjunto de práticas aplicadas a partir de uma inteligência artificial que cruza informações a fim de analisar certos padrões de comportamento de usuários, empresas, buscas na internet, perfil de grupos, entre outros. Mas, para além de organizar as informações relacionadas a tais dados, a Ciência de Dados também permite que previsões possam ser feitas para o futuro, o que para o campo do Marketing é algo valioso.

Análises como a preditiva, que possibilita modelos baseados em padrões, podem evitar dificuldades de marcas e empresas em relação a campanhas, além de projetar dados precisos sobre possíveis lucros ou déficits em alguma ação ou orçamento anual. Há também a análise prescritiva, que visa mostrar aos usuários, por meio de cruzamento de diversos dados e algoritmos, perspectivas mais sólidas e otimistas.

- Continua após a publicidade -

De acordo com Edson Campana Rezende, da Lean Solutions, “as mudanças suscitadas a partir da Ciência de Dados podem ser vistas em inúmeras estratégias que foram desenvolvidas para permitir que os resultados pudessem ser metrificados”. O profissional afirma que, desta forma, surgem estruturas de business intelligence, além do avanço da tecnologia digital analytics.

As análises proporcionadas a partir das análises digitais podem ser encaradas como uma ferramenta a mais para estratégias mais promissoras. Uma característica importante deste tipo de tecnologia é que, além de mapear os movimentos dos consumidores, a Ciência de Dados oferece intersecção com as oscilações do mercado financeiro. Ou seja, o panorama para a assertividade pode ser ainda maior, visto que algumas tendências podem ser afetadas pela economia.

Edson Rezende aponta, ainda, que hoje muitos ainda associam o marketing a fazer anúncios na internet, mas isso é apenas a ponta do iceberg de possibilidades. “Com maior entendimento dos dados é possível: entregar um melhor produto para cada perfil de consumidor, oferecer uma melhor experiência de comunicação e suporte, atingir o público certo no canal de aquisição certo, além claro, de criar meios de promover crescimento que não envolvam grandes montantes de investimento”, conclui.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA