22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Estudo aponta que chocolate amargo reduz a vontade de fumar

Brasil possui uma média de 443 pessoas que perdem a vida diariamente por não conseguir abandonar o vício

Por Kebim Tamanini

Todos os anos, inúmeras campanhas de conscientização são realizadas; no entanto, mesmo assim, no Brasil, a média é de 443 pessoas que perdem a vida diariamente devido ao tabagismo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A grande dificuldade enfrentada por essas pessoas que faleceram foi superar a abstinência do cigarro, que, segundo especialistas, pode persistir por até 20 dias.

- Continua após a publicidade -

Um estudo conduzido na Universidade Federal Fluminense (UFF) esclarece que o chocolate amargo pode contribuir para esse período de transição para aqueles que desejam abandonar o vício. Os pesquisadores conseguiram chegar ao resultado de que uma porção de 40 gramas (com ou acima dos 70% de cacau) diminui a vontade de fumar.

Estudo aponta que chocolate amargo reduz a vontade de fumar
Fontes: Inca e OMS

A nutricionista e responsável pelo estudo, Aline Silva de Aguiar, revela que as pessoas que fumam e já estão em graus avançados têm medo de ganhar peso e, por isso, enfrentam dificuldades para retirar o cigarro do seu dia-a-dia. Ela esclarece ainda que a nicotina, presente nos cigarros, reduz a vontade de se alimentar.

“Ele tende a pular refeições, não tomar café da manhã, tende a comer sempre de forma monótona por não sentir o prazer do sabor. Associado a isso, o Índice de Massa Corporal (IMC) de quem fuma tende a ser mais baixo. Geralmente, ele é uma pessoa mais magra. Então, quando para de fumar, a pessoa começa a compensar essa falta do cigarro comendo alimentos mais palatáveis, geralmente doces, gordurosos e ultraprocessados. Sem a nicotina, o metabolismo deixa de estar acelerado e volta ao normal. Por isso, pode ser que a pessoa ganhe um pouco de peso”, aponta em entrevista à CNN Brasil, a pesquisadora Aline Silva de Aguiar.

A nutricionista destaca na pesquisa como chegou ao resultado e explica que cacau possui compostos orgânicos que alteram o humor e realizam ações no organismo, como antioxidante e anti-inflamatória. Ela chama atenção ainda que o chocolate amargo contribui para diminuir o estresse, fazendo com que o fumante tenha mais disposição para abandonar o vício.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA