20.5 C
Vitória
segunda-feira, 22 DE julho DE 2024

Dia da Comida Picante: chefs ensinam receitas para celebrar

Nayara Soares e Brenner Junquilho ensinam preparos de Nasi Goreng (arroz frito tailandês) e atum selado na crosta de gergelim com legumes picantes

Por Mariah Friedrich

O Dia Internacional da Comida Picante, celebrado no dia 16 de janeiro, é dedicado aos sabores que deixam nossos paladares vibrando de intensidade. A pedido da ES Brasil, os chefs de cozinha Nayara Soares e Brenner Junquilho compartilham receitas de pratos para aguçar seu apetite com o universo delicioso e ardente da culinária picante.

- Continua após a publicidade -

Para a chef Nayara Soares, a picância na comida representa o tempero da vida. “Na medida certa, dá aquele toque emocionante, mas se exagerar, pode te deixar sem reação. O ideal é encontrar o ponto certo, um equilíbrio que permita não perder as nuances de sabores dos ingredientes utilizados na receita”, comentou.

O chef Brenner Junquilho também destacou o papel crucial que a picância representa na construção dos sabores, mesmo que utilizada de forma branda, para não roubar o sabor dos outros alimentos de um prato, mas realça-los e tornar tudo mais harmônico. 

“Desde sua função adstringente para quebrar algumas partículas de gordura, até ascender um sabor, as ardências que podem vir desde pimentas, raízes e legumes diversos são primordiais para termos refeições com camadas de sabores e o calor necessário que essas delícias tem”, compreende o chef.

Sriracha, o molho de pimenta utilizado em ambas as receitas dos chefs, foi criado na cidade Si Racha, na Tailândia, produzido a partir de pimenta, açúcar, vinagre, alho e sal.
Sriracha, o molho de pimenta utilizado em ambas as receitas dos chefs, foi criado na cidade Si Racha, na Tailândia, produzido a partir de pimenta, açúcar, vinagre, alho e sal – Foto: Reprodução Internet

O chef Brenner Junquilho também destacou o papel crucial que a picância representa na construção dos sabores, mesmo que utilizada de forma branda, para não roubar o sabor dos outros alimentos de um prato, mas realça-los e tornar tudo mais harmônico.  

“Desde sua função adstringente para quebrar algumas partículas de gordura, até ascender um sabor, as ardências que podem vir desde pimentas, raízes e legumes diversos são primordiais para criar camadas de sabores e calor nas refeições”, compreende o chef.

Para celebrar o Dia da Comida Picante, a chef Nayara Soares escolheu a receita de Nasi goreng, que significa arroz frito, por vezes considerado o prato nacional da Indonésia, embora haja versões semelhantes em vários países da Ásia. É uma mistura de arroz cozido, vegetais, condimentos, e opcionalmente ovos, carne de galinha (ou outra) e mariscos, todos fritos num wok e normalmente ornamentados com vegetais crus, como pepino, tomate ou cebolinho, ou com “krupuk” (chips de camarão). É semelhante ao arroz chau chau da culinária de Macau.

O chef Brenner Junquilho escolheu uma receita que agrada mesmo nesse calor do verão capixaba: um atum selado na crosta de gergelim com mix de legumes picantes. “É uma receita prática e você pode ajustar o ardor da pimenta de acordo com seu paladar”, define o cozinheiro. 

Confira receitas a seguir:

Nasi Goreng, o arroz frito tailandês

1 Porção – Ingredientes:
1 Xícara de Arroz Basmati Cozido
1 Colher Cebola Picada
2 Colheres de Sopa Óleo de Gergelim
2 Colheres de Sopa de Camarão M picado
1/4 Colher de Sopa de Pimenta Sriracha
1 Colher Amendoim
1 Colher Abobrinha Picada em Cubos Pequenos
1 Colher Cenoura Picada em Cubos Pequenos
1 Colher Palmito Pupunha em Cubos Pequenos
1 Ovo Cozido com Gema Mole
3 Camarões G Limpos com Cabeça e Rabo
1 Colher Shoyu
1 Colher Molho de Ostra

Finalizar com:
Gergelim
Cebolinha
Ovo
Alho Frito
Pimenta Siracha

Modo preparo:
Em uma panela wok, aqueça em fogo alto o óleo de gergelim. Adicione os vegetais, o amendoim e o camarão-cinza. Acrescente o arroz cozido. Cozinhe, mexendo, até que os legumes fiquem macios. Junte o shoyu, um pouco de molho de ostra, pimenta Sriracha.
Grelhe os camarões com casca temperados com sal e pimenta do reino numa frigideira e reserve.
Cozinhe o ovo com gema mole.
Monte: Arroz, camarão, ovo cortado ao meio, pimenta Sriracha, alho frito, gergelim branco e a cebolinha.

Para a versão vegana substitua o camarão por cogumelos e retire o ovo. Grelhe os cogumelos para finalizar e também palmito pupunha.

Fonte: Chef Nayara Soares

Atum selado na crosta de gergelim com mix de legumes picantes

Ingredientes:
250g de lombo de atum
200g de gergelim branco ou preto
Sal e pimenta do reino branca
Azeite
1/3 cenoura
1/4 berinjela
1/2 cebola roxa
1/4 abobrinha
pepino e tomate cereja a gosto
1/4 xícara de molho de soja
1/6 xícara de sake ou vinho branco
1 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de gengibre ralado
1/2 colher de chá de alho picado.
1/2 colher de chá de molho de pimenta sriracha

Modo de preparo:
Vamos precisar de um lombo de atum de cerca de 250 gramas. Temperar com sal e uma pitada de pimenta do reino branca, e logo em seguida empanar esse peixe com o gergelim, e reservar, vamos para os legumes e finalizaremos o peixe na hora de servir.

Para o mix de legumes salteados eu gosto de misturar os que estão bons nessa estação. Nesta receita usei abobrinha, berinjela, cebola roxa e cenoura, além de pepino e tomate cereja pra trazer mais refrescância. Corte os legumes em julienne e já começo cozinhando a cenoura até ficar macia sem quebrar.

Já numa frigideira, grelhar a berinjela com azeite, coloque a cebola e a abobrinha. Quando estiver tudo refogado finalize com os outros legumes e acerte o sal, vamos para o molho

Para um teriyaki picante, misture 1/2 xícara de molho de soja, 1/4 xícara de sake ou vinho branco, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de chá de gengibre ralado e 1 colher de chá de alho picado. Adicione uma colher de chá de molho de pimenta sriracha para o toque picante, você pode substituir por outra pimenta em natura que você conheça o nível de picância. Aqueça a mistura até o açúcar dissolver e deixe esfriar o molho.

Está na hora de selar o atum. Vamos aquecer a frigideira com óleo, quando estiver quente selar os lados do lombo do atum por cerca de 30 segundos cada lado. Retire e fatie o peixe para ver o ponto do atum, ele fica com gergelim bem dourado e o peixe bem vermelhinho por dentro.

Fonte: Chef Brenner Junquilho

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -