Obra custará R$ 164 milhões, terá 860 metros de extensão e incluirá ciclovia e calçadas, com 16,60 metros de largura
Por Kebim Tamanini
O município de Colatina, localizado na região Noroeste do estado, receberá uma nova ponte que ampliará a conexão da cidade às margens do Rio Doce. A confirmação do projeto foi feita nesta quinta-feira (5), durante a visita do governador Renato Casagrande, que lançou o edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela elaboração e execução da obra. O investimento total será de R$ 164 milhões, provenientes de recursos do Tesouro Estadual, do Governo Federal e com o apoio da bancada capixaba no Congresso Nacional.
A nova ponte, com aproximadamente 860 metros de extensão, visa transformar a mobilidade urbana da cidade por meio da criação de um sistema binário que abrangerá o Centro do município e parte do bairro São Silvano.
“Vamos publicar […] o edital da Terceira Ponte e teremos a licitação em três meses, conforme previsto por lei. Após a assinatura do contrato, a empresa terá seis meses para elaborar o projeto executivo. Esse é um passo fundamental para transformar essa obra em realidade”, afirmou o governador.
A nova futura estrutura contará com duas vias no sentido São Silvano, além de ciclovia e calçadas, totalizando uma largura de 16,60 metros. Em contraste, a antiga Ponte Florentino Avidos terá duas vias de tráfego no sentido Centro de Colatina.
A construção da nova ponte fará parte de um plano de mobilidade mais amplo, conectando o Centro ao novo Hospital Estadual Sílvio Avidos e à Vila Olímpica, que serão construídos no bairro Cidade Jardim, em São Silvano. Também estão previstas a construção de novas sedes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, um inédito Serviço de Verificação de Óbito (SVO), um Abrigo Central e uma Escola Estadual de Ensino Médio. Todas essas estruturas fazem parte de um grande projeto que visa melhorar o acesso da população e aliviar o trânsito na cidade.
Além disso, as obras incluirão um novo ramal de ligação da região central de Colatina com as rodovias BR-259 e ES-080, passando pelos bairros Castelo Branco e Maria das Graças. A execução das obras ficará a cargo do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).