O governador Renato Casagrande foi o primeiro a assumir o compromisso por uma gestão mais transparente
Por Josué de Oliveira
O governador do Estado e candidato à reeleição, Renato Casagrande, foi o primeiro candidato a governador do país a assinar a Carta-compromisso por um Governo Estadual Aberto, com transparência, tecnológico e colaborativo.
O documento foi construído pela rede Open Knowledge Brasil e pela rede de Embaixadoras de Inovação Cívica, entidades que trabalham com as melhores práticas mundiais em transparência e governo aberto.
Para Casagrande, o Estado é destaque nacional em transparência, liderando todos os rankings especializados, além de ser o estado mais eficiente na aplicação da Lei Anticorrupção.
“Mas nossa proposta para uma nova jornada, um novo mandato, é pela inovação, e não vamos abrir mão de liderar nacionalmente pautas como transparência, integridade e bom uso dos recursos públicos”, reforçou.
Entre os pontos abordados na carta estão o cumprimento do direito ao acesso a informações públicas, responder aos pedidos de informação feitos por cidadãos e cidadãs dentro dos prazos legais e observar o preceito de que transparência deve ser a regra;
Além disso, divulgar, independente de solicitações, dados e informações de interesse público, como aqueles relacionados ao orçamento e despesas, procedimentos licitatórios e de acompanhamento de quaisquer políticas, iniciativas e obras públicas.
Outro ponto é estimular a transparência em todos os órgãos públicos estaduais, bem como a participação e o exercício do controle social por cidadãos e cidadãs.