Casagrande debate soluções para adaptação dos biomas durante a COP-28

0
361
Presidente do Consórcio Brasil Verde, Casagrande liderou pauta sobre preservação dos biomas brasileiros - Foto por Giovani Pagotto

Presidente do Consórcio Brasil Verde, Casagrande liderou pauta sobre preservação dos biomas brasileiros

Por Robson Maia

O Consórcio Brasil Verde organizou, nesta sexta-feira (1), o painel “Diálogo colaborativo entre Estados do Consórcio Brasil Verde: construindo soluções para adaptação dos biomas brasileiros às mudanças climáticas e deliberação sobre programas estaduais”, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As discussões foram comandadas pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que preside o Consórcio.

- Continua após a publicidade -

Estiverem presentes no debate os governadores da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); do Acre, Gladson Cameli (Progressistas); do Piauí, Rafael Fonteles (PT); de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB); além dos os vices-governadores do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB); e do Rio de Janeiro, Tiago Pampulha (União Brasil).

Casagrande debate soluções para adaptação dos biomas durante a COP-28
Casagrande apresentou o planejamento do Consórcio Brasil Verde para os próximos anos – Foto por Giovani Pagotto

Durante sua fala, Casagrande apresentou o Programa de Mudanças Climáticas do Estado do Espírito Santo, que é referência para os demais estados brasileiros. O gestor capixaba ressaltou ainda a importância de um planejamento do Consórcio Brasil Verde para que os estados estejam preparados para ajudar a atingir as metas de Paris e também para aproveitar a oportunidade de conquistar recursos para seus estados.

“Organizamos o Consórcio com objetivo claro que é organizar os Estados, que, por sua vez, estão somando esforços com o Governo Federal, e isso é muito importante. Nosso objetivo é que todos os estados tenham seu plano de neutralidade de carbono, de mudanças climáticas e possam estar preparados a longo prazo. Queremos dar nossa contribuição, mas também precisamos aproveitar a oportunidade e levar recursos aos nossos estados. Ninguém consegue produzir resultados se não tiver uma diretriz, um caminho a seguir. Vamos apresentar, aqui nessa COP, o Programa de Mudanças Climáticas do Espírito Santo, que dentro dele haverá dois grandes planos: o Plano de Neutralidade de Carbono e o Plano de Adaptação”, disse Casagrande.

Outras agendas

O governador capixaba também foi um dos palestrantes no Hub do International Council for Local Environmental Initiatives – Iclei (Conselho Internacional para Iniciativas Locais Ambientais, em português), no painel “Iniciando uma era de ação multinível e urbanização na emergência climática”, que aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (1º).

Também participaram do painel a governadora Metropolitana de Tokyo, Yuriko Koike; a representante especial dos EUA para diplomacia municipal e estadual, Nina Hachigan; e o ministro das Cidades, Jader Barbalho.

O Iclei é uma rede global de governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Fundado em 1990, o ICLEI trabalha para construir e promover uma governança local sustentável por meio de uma série de programas e projetos em áreas como mudanças climáticas, energia, água, transporte, resíduos, entre outros. Seu objetivo principal é ajudar os governos locais a se tornarem mais sustentáveis ​​e resilientes.