24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Conheça sambas do Grupo A do Carnaval de Vitória

Escolas que compõem Grupo A do Carnaval de Vitória divulgaram sambas-enredo. Confira composições e aprenda as letras para cantar junto no Sambão

Mariah Friedrich

Em contagem regressiva de para os desfiles do Carnaval de Vitória 2024, as agremiações divulgaram os sambas que levarão para avenida para os foliões conhecerem as letras e cantarem junto com as escolas. As sete agremiações que compõem o Grupo A desfilam na sexta-feira (2), primeiro dia de folia. Confira os sambas de cada escola com letras simultâneas nos vídeos a seguir:

- Continua após a publicidade -

Andaraí

Andaraí revisitou o enredo de 1991, intitulado “Histórias que a vovó contava” para abordar a necessidade de resgatar o hábito da contação de histórias, destacando a influência na infância e a perda desse costume na sociedade atual. O enredo destaca as histórias contadas pelas vovós, o folclore, a valorização da cultura popular e ancestral da comunidade de Santa Martha e a relevância dessas narrativas na avenida.

Mocidade da Praia

Com o enredo “Mangue: A Origem da Vida”, a Mocidade da Praia celebra o ecossistema dos manguezais no litoral brasileiro, destacando o valor histórico, cultural e ambiental dos manguezais, sua importância como berço de biodiversidade e sustento para comunidades, enquanto alerta para as ameaças de poluição e especulação que enfrentam, enfatizando a necessidade de preservação desse patrimônio.

Imperatriz do Forte

No samba enredo “O Lugar e o Olhar”, a Imperatriz do Forte narra a história de um grupo de jovens remadores do Clube Saldanha da Gama, em Vitória, rumo à sua primeira regata, destacando a importância histórica da região da Baía de Vitória, incluindo o Penedo, e a alegria e orgulho dos meninos ao representarem o clube nas competições, revivendo o esplendor passado do remo como esporte preferido dos capixabas.

Independentes de São Torquato

O samba enredo “De Salvador Ecoa o Canto de Alegria, é Festa na Capital da Bahia, a  Independentes de São Torquato celebra a cultura e a história de Salvador, capital da Bahia, a partir da visão utópica das divindades africanas sobre a chegada dos negros ao Brasil. O enredo destaca a influência africana na formação cultural da cidade, como na religiosidade, música, gastronomia, arquitetura e literatura, além de ressaltar a alegria e festividades características da Bahia.

Império de Fátima

Em “Benze – Benditas Benzedeiras”, a Escola de Samba Império de Fátima homenageia as benzedeiras, representando o ato de benzer, tradicional prática de cura transmitida de geração em geração. O enredo aborda também o desafio contemporâneo de preservar essa tradiçãofrente a mudanças sociais e culturais, enfatizando a importância dessas mulheres na memória coletiva.

Unidos de Barreiros

O samba enredo “Guarapari, o paraíso é aqui” da G.R.E.S. Unidos de Barreiros homenageia a cidade capixaba de Guarapari, sua história, riqueza cultural, fauna, flora e a influência indígena. A narrativa abrange desde o período colonial, mencionando a presença do Padre José de Anchieta, até a formação da cidade, enfatizando elementos como o rio, a saúde vinda do mar e a importância da cultura ancestral.

Independente de Eucalipto

“Baixo Guandu, pelo mar é nos trilhos da economia o progresso se fez! A Descoberta de um novo mundo!”: a partir deste enredo, a Unidos de Eucalipto narra as riquezas naturais, a diversidade cultural e os eventos que impulsionam o crescimento socioeconômico do município. O desfile promete celebrar a cultura e história de Baixo Guandu, processo de colonização, imigração italiana e marcos históricos como a chegada da estrada de ferro e a construção da usina hidrelétrica Von Luztow.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -