Consumo de combustível, potência do motor, itens de segurança: na hora de comprar um carro são muitos os fatores a serem observados antes de fechar o negócio.
Por Munik Vieira
Entre eles, é fundamental conferir informações atualizadas sobre a desvalorização do veículo, já considerando lá na frente o valor de revenda. Afinal, ninguém gosta de perder dinheiro na hora de repassar o carro usado.
- Confira a edição digital da revista ES Brasil
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
A verdade é que carros desvalorizam – uns mais, outros menos. Mas é possível escolher um veículo que atenda às suas necessidades, que caiba no seu bolso e que, ainda, perca menos valor no mercado.
Confira quais são os 10 carros que menos desvalorizam no Brasil em 2020, com valor de até R$100 mil.
- Ônix
Esse hatch da Chevrolet é o campeão. A curiosidade é que esse modelo valorizou no mercado! Um Ônix chegou a ser comercializado com preço 1,84% maior do que no ano anterior.
- Fox
Carro compacto da Volkswagen performa muito bem entre os que menos desvalorizam. Em comparação com 2019, o Fox perdeu apenas 0,54% em um ano de uso.
- T-Cross
Mais um ponto para a VW! Líder de vendas em sua categoria SUV em 2020 e sobretudo o mais vendido no país por um mês, o T-Cross ficou em terceiro lugar do ranking. Sua média de desvalorização é de somente 0,66%.
- T50
A JAC Motors emplacou o T50 com perda de apenas 1,08% no ano avaliado. Esse modelo SUV chinês, contudo, não apresenta boas taxas de venda.
- Polo
A Volkswagen tem três entre os cinco carros que menos desvalorizaram em 2020. Bom sinal! O Polo, modelo hatch compacto premium, teve detrimento de somente 1,63% em seu valor.
- Virtus
Esse é o terceiro sedan mais vendido do Brasil. Sua desvalorização chegou a 2,54% no mercado. Com mais esse modelo, a VW mantém a liderança em carros que menos desvalorizam no Brasil.
- Argo
Modelo hatch da Fiat, esse italiano sempre figurou entre os 10 mais vendidos do país. Com ótimo custo-benefício, o Argo teve perda de 2,85% em 12 meses.
- Cronos
O Cronos é um sedan com visual mais esportivo e elaborado. É uma versão da Fiat que desvalorizou 3,4% no período analisado.
- Up!
Veículo com enorme custo benefício e bom desempenho para sua categoria, o Up! apresentou depreciação de cerca de 3,41%. Por isso, esse modelo da Volkswagen alcançou a nona posição.
- Saveiro
Se você estava sentindo falta de uma picape no ranking, pode apostar na Fiat Saveiro. Esse modelo tem a vantagem de oferecer muita estabilidade e segurança ao motorista e aos passageiros. Apresentou 3,83% de desvalorização em 12 meses.
Seja qual for a escolha, o mercado de seminovos está aquecido e pode ser um bom momento para a troca – com a valorização do produto a ser dado como entrada, por exemplo. O especialista no mercado de carros usados e CCO do Carzen, Gustavo Milsztayn, explica que o carro seminovo tem um melhor custo-benefício, porém é fundamental ter a informação do histórico de valor de revenda antes da compra.
“É muito importante também consultar a informação em uma base de dados segura e confiável para evitar surpresas desagradáveis no futuro. Através de uma ferramenta de busca veicular é possível ter esse histórico de valor da desvalorização média, além de identificar possíveis irregularidades no veículo, como indícios de adulteração no chassi do carro”, disse Gustavo.