27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Cariacica: Maior pontuação do Estado em empreendedorismo

De acordo com o ICEE, Cariacica recebeu a nota 7,3, a maior entre os 78 municípios capixabas

Para firmar um compromisso de melhoria dos ambientes de negócios e promoção ao empreendedorismo, o município de Cariacica assinou Termo de Adesão ao Programa Cidade Empreendedora, na terça-feira (01).

A iniciativa é do Sebrae do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

- Continua após a publicidade -

Com isso, a cidade recebeu um diagnóstico sobre o seu potencial de empreendedorismo, baseado em nove eixos, para aprimorar sua capacidade, além de sua nota, conforme o Índice de Capacidade e Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE).

Pontuação no ICEE

O município de Cariacica recebeu a nota 7,3, a maior entre os 78 municípios capixabas, o que indica capacidade de geração de empregos e de criação de um ambiente propício aos negócios.

O ICEE busca aprimorar o debate sobre o fomento ao empreendedorismo no Brasil, a partir de indicadores e boas práticas que podem ser utilizados por todas as cidades brasileiras e por formuladores de políticas públicas em nível federal, estadual e municipal.

Cidade Empreendedora

“Tornar Cariacica uma cidade cada vez mais empreendedora é uma das principais bandeiras da gestão. E esse compromisso com os munícipes está consolidado com a adesão ao programa”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Armando Garcia.

O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo transformar a realidade dos municípios a partir do empreendedorismo, oferecendo um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades.

Na reunião também foram anunciadas outras ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Semdecit): a inauguração da sala do empreendedor e, pela primeira vez, um escritório do Sebrae em Cariacica. Ambos os locais já estão em funcionamento, na sede da Semdecit.

Cariacica: Maior pontuação do Estado em empreendedorismo
Vitória também aderiu ao Programa Cidade Empreendedora. Foto: Secom/Governo do Estado

Município de Vitória

Vitória também assinou o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedoram na segunda-feira (31). A partir de agora será iniciada a fase de execução das ações personalizadas para o desenvolvimento do município, de acordo com o que está previsto no plano de ação entregue ao prefeito Lorenzo Pazolini.

“O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo levar o empreendedorismo de tal forma que ele possa contribuir com o desenvolvimento dos municípios e, para isso, a máquina pública está sendo aperfeiçoada, não só a capacidade dos servidores como também a sociedade de uma maneira geral, todos que fazem parte do desenvolvimento”, destaca o diretor de atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira.

Para o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, a importância de ter uma gestão empreendedora vem da sensibilidade do gestor de desenvolver políticas públicas voltadas aos pequenos negócios. “O Espírito Santo tem um governador que tem essa sensibilidade, por isso, apoiamos os municípios, para que tenham uma gestão que trabalhem o empreendedorismo, pois esse segmento é importante para o desenvolvimento sustentável e econômico das cidades município”, afirmou o diretor técnico.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA