28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Agenda propositiva é debatida por mais 13 municípios

Novos municípios iniciam construção de uma agenda propositiva visando a melhorar o ambiente de negócios em suas regiões

Por Amanda Amaral

Duas Agendas Propositivas já foram entregues ao Estado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), sendo que mais 11 serão entregues até o final de 2023. O estudo visa a melhorar o ambiente de negócios nos municípios e, nesta semana, foi realizado mais um workshop para a construção do material.

- Continua após a publicidade -

Na terça-feira (23), teve início a elaboração da Agenda Propositiva da Regional Sudoeste Serrana. O material do encontro é desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder) da Findes, em conjunto com os municípios.

Estavam envolvidos na construção da agenda Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Irupi, Iúna, Marechal Floriano, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante, Itarana, Laranja da Terra e Santa Maria de Jetibá.

Durante o encontro, são discutidas propostas que contribuam para melhorar o ambiente de negócios na região em questão visando a alavancar o empreendedorismo. São debatidas ações para as áreas de infraestrutura, a logística, a saúde, a educação e a qualificação de mão de obra.

O presidente em exercício da Findes, Paulo Baraona, o gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Fábio Dias, e o presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo de Almeida, participaram da abertura dos trabalhos, que ocorreu na sede do Senac de Venda Nova do Imigrante.

Agroindústria 

Durante sua fala, Baraona destacou que a regional tem força na agricultura e pecuária e, por isso, a Agenda possui papel estratégico de estimular o desenvolvimento da agroindústria, por exemplo.

agenda propositiva
Paulo Baraona, presidente interino da Findes, participou do workshop na Região Sudoeste Serrana. Foto: Divulgação/Findes

“O nosso material tem potencial para contribuir na qualificação dos municípios para que eles possam receber novas indústrias e, assim, ampliar o nível de negócios, receitas e empregos. A Agenda Propositiva possibilita aos entes públicos atuar de forma antecipada na melhoria do ambiente de negócios, dando maior celeridade em seus processos administrativos e criando o ambiente adequado para que sejam ampliados os investimentos privados na região”. A representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), Patrícia Cangussu, esteve no evento para apresentar o programa Cidade Empreendedora, e destacou como a iniciativa possui sintonia com o material da Findes.

Confira os números da Regional Sudoeste Serrana:

• Total de 6.031 empresas, sendo Santa Maria de Jetibá o município dessa regional com o maior número de empresas (1.128);
• Essas empresas representam a geração de quase 44 mil empregos formais;
• A atividade com maior número de empresas na regional é Comércio Varejista de artigos de vestuário e acessórios;
• Existem 488 empresas da Indústria de Transformação, 45 da indústria extrativa e 219 da construção civil;
Salário médio na regional é de R$ 1.951.

Fonte: Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA