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sábado, 18 maio, 2024

Capixabas pretendem gastar, em média, R$ 310 com presentes para o Dia das Mães

Entre os queridinhos para a data, que vai levar 128 milhões de consumidores às compras em todo o Brasil, estão roupas, calçados, perfumes e chocolates

Por Redação

Roupas, calçados ou acessórios, perfumes, cosméticos e chocolates estão entre as principais escolhas para presentear no Dia das Mães, que este ano será comemorado em 12 de maio. Considerada a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda mais importante do ano, perdendo somente para o Natal, a ocasião levará, segundo pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, 78% dos consumidores a realizar pelo menos a compra de um presente no período.

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A expectativa é de que aproximadamente 130 milhões de pessoas presenteiem alguém, o que deve movimentar cerca de R$ 40 bilhões nos setores de comércio e serviços.
O levantamento aponta ainda que, em média, os consumidores pretendem comprar dois presentes na data, com um tíquete-médio de R$ 310 considerando todos os gastos.

“O brasileiro tem a tradição de presentear e comemorar, por isso, a expectativa é de muita movimentação no comércio nos próximos dias. No Estado, podemos falar em, aproximadamente, R$ 300 milhões em vendas”, destaca o presidente da CDL Vitória, Rogério Alcântara.

Apesar do crescimento do comércio eletrônico, as lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (74%), principalmente em shopping center (29%), shopping popular (16%), lojas de departamento (15%) e nas lojas de rua (14%).
A pesquisa aponta também que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (80%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, sobretudo pela internet (80%), seja em sites/aplicativos ou nas redes sociais.

Em relação a forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (41%) e no cartão de débito (21%). Entre os consumidores que pretendem comprar parcelado, farão o pagamento em média de quatro prestações, ou seja, uma parcela a mais que no ano passado.

Entre aqueles que pretendem comprar presentes, 54% acreditam que as mães merecem o presente por seu carinho e esforço, 23% consideram que presentear é um gesto importante e 18% têm o costume de presentear as pessoas que gostam. Em relação aos gastos, 36% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos este ano, enquanto 34% devem comprar mais e 15% comprar menos. Para a maioria dos consumidores ouvidos (70%), os preços dos produtos este ano estão mais caros do que ano passado.

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