23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Campo magnético em mudança, de acordo com geólogos

Estudiosos não sabem porque os polos magnéticos da Terra estão se movendo tão rapidamente do Canadá para a Sibéria

Os polos magnéticos da Terra estão se movendo rapidamente, por isso cientistas da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA), dos Estados Unidos, e do Centro Geográfico de Defesa (DGC), do Reino Unido, atualizarão o Modelo Magnético Mundial (WMM, na sigla em inglês) nesta terça-feira (15).

É nesse sistema que se baseia toda a navegação moderna, desde os sistemas que orientam os navios no mar até o Google Maps em smartphones.

- Continua após a publicidade -

Apesar da versão mais recente ter sido estabelecida em 2015, prevista para se manter atual até 2020, tal mudança pode ter ocorrido por conta da agitação líquida no núcleo terrestre que gera a maior parte do campo magnético.

Isso está fazendo os cientistas atualizarem o modelo. “O erro está aumentando o tempo todo”, disse o geomagnetista da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), Arnaud Chulliat.

O polo norte magnético tem mudado constantemente do Ártico canadense para a Sibéria nos últimos tempos. A velocidade também aumentou nas últimas décadas, de cerca de 15 km anuais para cerca de 55 km.

“A localização do polo magnético norte parece ser governada por duas grandes áreas de campo magnético, uma abaixo do Canadá e outra abaixo da Sibéria”, destacou o outro geomagnetista da Universidade de Leeds, Phil Livermore.

*Da redação com informações do Sputnik

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA