19.5 C
Vitória
sábado, 6 junho, 2020

Incêndio está destruindo Catedral Notre-Dame, em Paris

Leia Também

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

A igreja construída no século XII é um dos patrimônios culturais da humanidade pela Unesco

Catedral de Notre-Dame em chamas. O marco histórico mundial, localizado na capital francesa, está sendo consumido pelas chamas. Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na tarde desta segunda-feira (15). O início foi por volta das 19 horas em horário local, o que seria 14 horas no horário de Brasília.

O fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais. De acordo com o canal G1, não está claro ainda o que o causou. Mas pode estar relacionado a uma obra que vinha sendo feita no telhado. A emissora France 2 disse que a polícia está tratando o caso como um acidente. Não há relatos de feridos até o momento.

“Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (…) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança”, escreveu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Twitter.

A polícia isolou a área e está retirando os turistas que havia dentro da catedral.

Pouco mais de uma hora depois do início do fogo, procuradoria de Paris abriu uma investigação para averiguar as causas do incêndio, informou o jornal “Le Figaro”.

(Fotografia – Agência Efe)

Obras

Uma grande operação dos bombeiros está tentando controlar as chamas, que afetam sobretudo a torre central da catedral, visitada por milhares de pessoas todos os dias.

Também há chamas saindo das duas torres dos sinos, de acordo com testemunhas no local.

O incêndio pode estar ligado às obras que vinham sendo feitas no telhado do edifício. A torre central estava rodeada por um andaime. Imagens postadas em rede social mostram que uma parte dela caiu em meio às chamas. Testemunhas afirmam que o telhado também desmoronou.

A Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Dedicada à Maria, mãe de Jesus, situa-se na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité s, França, rodeada pelas águas do Rio Sena

Sua construção teve início no ano de 1163. Mas foi finalizada somente em 1345. Isso significa que sobreviveu a ação da natureza e do homem por mais de 850 anos.

Na frente da Catedral fica o marco zero de Paris, ponto central geográfico da cidade, e também o KM 0 para contagem das rotas de toda a França. Reza a lenda, que colocar os pés no Marco Zero é a certeza de que retornará a Paris. Um história bem triste do local, é  que em 1314, na praça, hereges foram condenados à fogueira pela igreja católica da época.

A Catedral era visitada por mais 22 milhões de turistas por ano, entre eles, muitos se dispunham a subir os 387 degraus de uma das torres, em uma escada caracol, com degraus curtos e gastos depois de 850 anos de uso.

No campanário da Catedral os turistas está Emannuel, nome dado ao sino, instalado há 331 anos, símbolo da resistência às guerras e revoluções. Pesando 13 toneladas, ele só é tocado em datas especiais para os cristãos (Natal, Páscoa, Pentecostes, Anunciação ou quando o papa morre). Foi o sino Emannuel que anunciou o fim das duas Guerras Mundiais.

Quasímodo, o Corcunda de Notre Dame, célebre personagem do livro de Victor Hugo que ganhou o mundo, viveu no alto das torres de Notre Dame. Na catedral, há 56 quimeras – estátuas de seres grotescos e mágicos – que foram adicionadas na reforma de 1847 – 1864.

Confira fotos da Catedral de Notre Dame, aqui.

*Da redação com informações da Agência Efe, G1, Le Monde e Le Figaro. Em atualização

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade