22.8 C
Vitória
sexta-feira, 28 DE março DE 2025

Cachoeiras: as joias naturais de Santa Leopoldina

Descubra as cachoeiras das Andorinhas, do Retiro e da Fumaça

Por Ludmila Azevedo

Santa Leopoldina, localizada a apenas 46 km de Vitória, é conhecida por seu charme histórico e belezas naturais. Com rios e cachoeiras exuberantes, a cidade atrai visitantes em busca de lazer e contato com a natureza. Entre as principais atrações estão as cachoeiras das Andorinhas, do Retiro e da Fumaça, cada uma oferecendo experiências únicas.

A Cachoeira das Andorinhas impressiona com sua queda d’água equivalente a um prédio de dez andares. O poço raso, embora refrescante, exige cuidado devido à presença de pedras no fundo. O local conta com estrutura completa, incluindo bar, restaurante, área para crianças e espaço para churrasco, proporcionando um dia de lazer para toda a família. O acesso se dá pelo Ribeirão dos Pardos, a 8 km do centro da cidade, com parte do trajeto em estrada de terra bem conservada.

A Cachoeira das Andorinhas tem uma grande queda d’água, da altura de dez andares. Foto: Fabrício Lima
A Cachoeira das Andorinhas tem uma grande queda d’água, da altura de dez andares. Foto: Fabrício Lima

Já a Cachoeira do Retiro, próxima à Barra de Mangaraí, é uma opção econômica e de fácil acesso. A taxa de entrada é acessível, permitindo que os visitantes aproveitem um dia repleto de diversão e tranquilidade. 

A Cachoeira do Retiro tem profundidade visível, proporcionando maior segurança. Fabrício Lima
A Cachoeira do Retiro tem profundidade visível, proporcionando maior segurança. Fabrício Lima

O ambiente é ideal para um piquenique ou churrasco, pois é permitido levar alimentos e bebidas. Com águas limpas e profundidade visível, a cachoeira garante segurança para todas as idades, sendo um destino perfeito para famílias e grupos de amigos.

Para curtir a Cachoeira do Retiro, é necessário pagar uma taxa. Foto: Fabrício Lima
Para curtir a Cachoeira do Retiro, é necessário pagar uma taxa. Foto: Fabrício Lima

Por fim, a Cachoeira da Fumaça está localizada dentro do Parque Ribeirão dos Pardos, uma área privilegiada no coração da Mata Atlântica. O local oferece pousada, camping, trilhas ecológicas e piscinas naturais, além de um restaurante e um espaço para eventos.

A Cachoeira da Fumaça fica no Parque Ribeirão dos Pardos. Foto: Fabrício Lima
A Cachoeira da Fumaça fica no Parque Ribeirão dos Pardos. Foto: Fabrício Lima

Com ruínas históricas da imigração europeia e diversas quedas d’água do Rio Santa Maria da Vitória, o parque é um convite à aventura e à imersão na natureza.

Cachoeiras: as joias naturais de Santa Leopoldina
A Cachoeira da Fumaça é rodeada de trilhas e piscinas naturais – Foto: Parque Ribeirão

As três cachoeiras são opções imperdíveis para quem deseja explorar Santa Leopoldina e suas belezas naturais. Cada uma delas oferece experiências inesquecíveis, seja para um passeio tranquilo em família ou uma aventura emocionante.

LEIA MAIS
Parque Natural Municipal Adelino José Jeveaux, também conhecido como Torre da TV, é um dos cartões postais de Guaçuí. Foto: João Rafael Silva Leal/Divulgação Parque Natural Municipal Adelino José Jeveaux: natureza e tranquilidade em Guaçuí - Ponto turístico tem trilhas, belas paisagens e guarda a história da comunicação na região
A Cachoeira da Boa Esperança é cercada pela natureza e ainda é possível fazer trilhas. Foto: Prefeitura Municipal de Apiacá Cachoeira Boa Esperança: contato com a natureza em Apiacá - Descubra as belezas dessa queda d'água encantadora da Cachoeira Boa Esperança, perfeita para banhos refrescantes e momentos de tranquilidade em meio à natureza

Onde se hospedar

Parque Ribeirão Ecoturismo

No Parque Ribeirão dos Pardos, onde fica a Cachoeira da Fumaça, a hospedagem pode ser na pousada, com opções de quarto luxo e standard, ou no camping, com valores reduzidos por pessoa. O local também conta com restaurante e, para quem vai passar o dia, sem se hospedar, é cobrado um valor simbólico.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Trip 027 (@trip.027)

Onde comer

Todas as cachoeiras ficam em locais onde há lanchonetes e restaurantes com valores acessíveis. Porém, é possível aproveitar a viagem e explorar a gastronomia em outros pontos da cidade.

Cantinho da Roça

Localizado no Km 21 da Rodovia ES-080, o restaurante e lanchonete oferece delícias preparadas no fogão à lenha e ainda vende produtos da roça, como queijos, mel e biscoitos. O funcionamento é de terça a domingo.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Cantinho da Roça (@cantinhodarocasantaleops)

Restaurante e Churrascaria Serraninhos

Aberto diariamente das 7h às 15h, o local é especializado em carnes e fica dentro da cidade, na Avenida Presidente Vargas. Ainda há opções de petiscos e sobremesas.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Churrascaria Serraninhos (@serraninhoschurrascaria)

Como chegar:

A entrada para a Cachoeira das Andorinhas fica no Ribeirão dos Pardos, a 8 km da sede, sentido Santa Leopoldina, na estrada de acesso a Santa Maria de Jetibá (ES-264).

A Cachoeira do Retiro fica perto da Barra de Mangaraí, na entrada da comunidade quilombola de Retiro de Mangaraí, percorrendo 14 km a partir da sede se Santa Leopoldina,

Já a Cachoeira da Fumaça fica após a terceira ponte saindo do centro de Santa Leopoldina até o Parque Ribeirão dos Pardos, a uma distância de cerca de 4 Km. O local é bem sinalizado.

*Este destino está presente no livro 140 Destinos Incríveis no Espírito Santo, publicado pela Next Editorial. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui. O material foi elaborado com cuidado para oferecer uma experiência única de descoberta e aventura pelas diversas regiões geográficas do nosso estado. 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

ES Brasil Debate

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

Continua após publicidade

Diversão e Arte

Vida Capixaba