24.4 C
Vitória
domingo, 19 maio, 2024

Mosteiro Zen em Ibiraçu abre inscrições para Retiro do Dia do Trabalhador

Sesshin (Retiro) do Dia do Trabalhador acontece entre o feriado de 1º de maio (quarta-feira) e odia 5 de maio (domingo) no Mosteiro Zen Morro da Vargem

Por Mariah Friedrich

O Mosteiro Zen Morro da Vargem está com inscrições abertas para o Sesshin (retiro) do Dia do Trabalhador, realizado entre o feriado de 1º de maio (quarta-feira) e o dia 5 de maio (domingo). Situado no município de Ibiraçu, Norte do ES, a uma altitude de 470 metros às margens da BR 101, quilômetro 219, o local oferece uma experiência de paz e harmonia em meio à natureza preservada.

- Continua após a publicidade -
Mosteiro Zen em Ibiraçu abre inscrições para Retiro do Dia do Trabalhador
Programa inclui atividades coltadas ao desenvolvimento pessoal – Foto: Reprodução/ Instagram @mosteirozen

As inscrições para o retiro custam R$ 1300,00 e são feitas entrando em contato com os telefones (27) 99743-6285 ou (27) 99721-2930 (WhatsApp), sendo pagamento realizado em duas parcelas, sendo a primeira metade do valor desembolsada no momento da inscrição e a segunda parte ao chegar ao retiro.

O objetivo do programa é oferecer instrumentos de autoconhecimento para pessoas de qualquer religião, proporcionando uma imersão na rotina de um mosteiro Zen. Os participantes terão a oportunidade de praticar meditação, mindfulness e outras atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal.

Mosteiro Zen em Ibiraçu abre inscrições para Retiro do Dia do Trabalhador
Refeições são preparadas em conjunto pelos participantes, sob orientação do responsável pela cozinha (Tenzô) – Foto: Divulgação/ Mosteiro Zen Morro da Vargem

Além disso, o Sesshin inclui momentos de silêncio, caminhadas na natureza, práticas de relaxamento e refeições em conjunto (a comida servida é ovolacto-vegetariana), seguindo um ritual disciplinado e formal.

Para se preparar para o retiro, os participantes devem trazer roupas leves, calças confortáveis, camisetas de manga, um par de meias brancas, dois lençóis, uma fronha, toalha de banho, sandálias tipo havaianas, itens de higiene pessoal e agasalhos, já que o mosteiro está localizado a 470 metros de altitude.

Regras

Durante o retiro não é permitido o uso de shorts, bermudas, tops ou camiseta regata. Bermudas somente são permitidas para caminhadas nas trilhas. Também é solicitado aos participantes manter o máximo de silêncio possível como parte do treinamento e evitar o uso de celulares durante as atividades.

Sobre o mosteiro

O Mosteiro zen-budista de Ibiraçu é o primeiro da América Latina, fundado em 1974 pelo monge Ryotan Tokuda e um grupo de convertidos, e tem como trabalhos a formação de monges segundo as tradições orientais, a realização de práticas budistas leigas, a fomentação artística-cultural e a educação ambiental, seguindo a escola secular Soto Zen.

Integrando o complexo do mosteiro, a Praça Torii recebe os visitantes com o impressionante Monumento Grande Buda de Ibiraçu, a maior escultura de Buda no Ocidente, com 35 metros de altura. O local abriga o Daibutsuji (Templo do Grande Buda), a Escola Oficina de Cerâmica Kanzeon, o Bistrô Torii, o Bosque da Sabedoria e a Capela Nossa Senhora da Penha.

Informações adicionais

Para saber mais sobre o retiro ou como chegar ao local, os interessados podem acessar o site da instituição ou ligar para o número (27) 3257-3030, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Serviço

Sesshin (retiro) do Dia do Trabalhador
1º de maio (quarta-feira) e o dia 5 de maio (domingo)
Mosteiro Zen Morro da Vargem BR 101, quilômetro 219, Ibiraçu, Espírito Santo
R$ 1300,00, inscrição pelos telefones (27) 99743-6285 ou (27) 99721-2930 (WhatsApp)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -